ID: 34874
Código de Localidade: 2111300
Município: São Luís
Tipo de material: fotografia
Título: Igreja de São João Batista : São Luís, MA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Como grande parte das igrejas coloniais do maranhão, a Igreja de São João Batista está localizada no mesmo lugar de sua fundação, mas mostra os sinais de descaracterização resultado das reformas parciais que sofreu ao longo dos séculos. Com fachada no estilo neoclássico, a atual Igreja de São João foi construída na rua que leva o nome do santo, em 1665, pelo governador da Província, Ruy Vaz de Siqueira, português de São Vicente da Beira, que comandou o estado de 1662 a 1667.
Registros afirmam que esta seja uma reedificação, já que a igreja já existia na época da invasão dos holandeses ao Maranhão, em 1641, que ocupando São Luís, aquartelaram-se nas proximidades do templo.
A reconstrução vinte anos depois foi motivada pelas danificações causadas pelos combates entre holandeses e portugueses.
A Igreja de São João batista foi colocada sob a proteção dos soldados que, em 1673, tiveram aprovado pelo rei Dom João V o Compromisso da Irmandade por eles composta para zelar pela Igreja e proteger a classe. Foi por estar confiada à guarda de soldados, que tinha grande prestígio social na época, que a igreja recebeu melhorias em 1862 pelo governador Inácio Coelho da Silva.
O templo passou por novas intervenções ao longo dos anos, sendo reedificado em 1812. Em 1867, o largo do mesmo nome, localizado à frente da igreja foi calçado. Para tanto, dali foi retirado o chafariz da Companhia de Águas de São Luís. No século XX, em 1934, recebeu sua última grande reforma, sendo reconstruído.
A fachada atual neoclássica da Igreja de São João possui dois pares de pilastras com capitel em estilo coríntio estilizado. Traz ali a inscrição “1665 – SANCTI JOANNIS BAPTISTA ECCLESIA”, como na construção original. No nível térreo, uma porta central, e no superior, cinco janelas com peitoris em baulastradas. Ainda, um frontão triangular, uma cruz de ferro logo acima e duas torres laterais, uma com o sino e outra onde ficava um relógio. Dentro, as alas laterais têm altares em diferentes estilos e épocas e o piso é revestido de ladrilho hidráulico decorado. O altar-mor é quase desprovido de ornamentação.
Disponível em: http://passeiourbano.com/2012/06/18/igreja-de-sao-joao-batista/. Acesso em: abr . 2016.
Assuntos: Igrejas (Edifícios); Maranhão; Paróquias; São Luís (MA)
Título Secundárias: Igreja de São João; Paróquia de São João Batista