Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 32306
Código de Localidade: 2927408
Município: Salvador
Tipo de material: fotografia
Autor: Fraga, Voltaire, 1912-2006
Título: Vista panorâmica da cidade : Mosteiro de [São Sebastião da Bahia] : Salvador, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1951
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 1580, reunido no Mosteiro de Santo Tirso, o Capítulo Geral da Congregação Lusitana da Ordem de São Bento, após análise e avaliação do relatório elaborado pelos emissários, aprovou a fundação de um Mosteiro de São Bento na Bahia, o qual viria a ser o primeiro de todo o Novo Mundo e um dos primeiros fora da Europa. Os nove monges fundadores, chegaram à Bahia na Páscoa de 1582, oriundos do Mosteiro de São Martinho de Tibães, fixando-se num terreno fora da cidade, onde já havia uma pequena Ermida dedicada a São Sebastião.
No ano de 1584, Mosteiro foi elevado a condição de Abadia com o título de São Sebastião da Bahia, mas, popularmente, ficou conhecido como Mosteiro de São Bento da Bahia. As características físicas do edifício monástico assim como suas atividades começavam a ser estruturadas e definidas, concorrendo para isso trabalho dos monges e a colaboração de benfeitores. Com a consolidação do Mosteiro da Bahia, logo surgiram solicitações de novas fundações por parte da população de outras cidades da colônia.
Em 1624, a Cidade de Salvador foi invadida por tropas holandesas e o Mosteiro foi transformado em quartel militar holandês. Os monges refugiaram-se nos engenhos do Recôncavo até a retirada dos holandeses, quando a vida monástica retoma o seu curso com o regresso dos religiosos e a recuperação das instalações do Mosteiro como também sua ampliação.
No século XVIII, quando uma grande peste assolou a Cidade, exterminando grande número de pessoas, parte do Mosteiro foi transformado em enfermaria para o atendimento dos doentes.
No início do século XX, o governo baiano ameaçou demolir o edifício monástico com seu templo para atender ao novo plano urbanístico da cidade, a Avenida Sete de Setembro. O que foi evitado graças a reação da comunidade monástica, apoiada expressivamente pela população, que através da imprensa local fizeram recuar o governador e o seu projeto.
Disponível em: http://saobento.org/Mosteiro/Mosteiro1.htm. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Bahia; Cidades e vilas; Habitações; Mosteiros; Salvador (BA); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Mosteiro de São Bento da Bahia


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página