Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 32303
Código de Localidade: 2927408
Município: Salvador
Tipo de material: fotografia
Autor: Lima, Geraldo, 1959-
Título: Bairro da Barra : Praia do Farol da Barra : [Forte de Santo Antônio da Barra] : Farol da Barra : Salvador, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1957
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praia do Farol da Barra, é uma praia que possui muitas pedras, não sendo muita frequentada por banhistas e sim para a prática de surf, por ter muitas ondas. Ela está situada no Bairro da Barra de Salvador, é a segunda praia deste bairro. Serve de cenário das grandes comemorações da cidade, como o Réveillon. A Praia tem como destaque o Forte de Santo Antônio.
Disponível em: http://www.salvadorbahiabrasil.com/praias/praia-farol-da-barra-salvador.htm. Acesso em: jan. 2016.
Disponível em: http://www.feriasbrasil.com.br/ba/salvador/praiadofaroldabarra.cfm. Acesso em: jan. 2016.
Em 1501, durante a primeira expedição exploradora à América Lusitana, os portugueses aportaram na Barra, negociaram com os índios e instalaram seu padrão de posse no local. Era dia de Todos os Santos e batizaram, com esse nome, a grande baía. Esse local, que marca a entrada da Baía de Todos os Santos, ficou conhecido como a Ponta do Padrão e, depois, Ponta de Santo Antônio. Nele, foi construído o Forte de Santo Antônio da Barra, no século 16 e, em seu interior, um farol, este no século 17.
O Forte de Santo Antônio da Barra, foi o primeiro do Brasil, teve sua primeira edificação por volta de 1536, realizada pelo donatário da Capitania da Bahia, Francisco Pereira Coutinho. Entre 1583 e 1587, foi reformado e ampliado. Entre 1596 e 1602, o forte foi reconstruído, em pedra e cal, como uma torre octogonal. Esse projeto é atribuído ao engenheiro mor de Portugal, o cremonense Leonardo Torriani.
Durante a Invasão Holandesa (1624-1625), o forte teve papel estratégico. Foi ocupado pelos holandeses e recuperado no ano seguinte. A iconografia holandesa dessa época representa o Forte como uma torre redonda.
Disponível em: http://www.bahia-turismo.com/salvador/barra/farol.htm. Acesso em: jan. 2016.
Após o naufrágio do Galeão Sacramento, em 1668, decidiu-se construir um farol no interior do Forte, que foi reedificado entre 1694 e 1702. O farol foi instalado em 1698. Era uma torre quadrangular com uma lanterna de bronze envidraçada, no topo, alimentada por óleo de baleia. Foi o primeiro farol da América.
Em 1839, foi inaugurado um novo farol, que substituiu o anterior instalado em 1698. Esse novo farol foi fabricado na Inglaterra e tinha alcance de 18 milhas. Outro farol foi instalado em 1890 e, em 1937, foi eletrificado. Após a Independência foi colocado o Brasão do Império acima da entrada principal do Forte. Em 1938, o Farol foi tombado pelo Iphan.
O conjunto do Forte e seu Farol transformou-se em um dos mais conhecidos cartões postais do Brasil. É administrado pela Marinha, abriga também o Museu Náutico da Bahia, um bar e biblioteca.
Disponível em: http://www.bahia-turismo.com/salvador/barra/farol.htm. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Bahia; Cidades e vilas; Faróis; Fortificações; Habitações; Museus; Praias; Salvador (BA); Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Museu Náutico da Bahia


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página