ID: 32286
Código de Localidade: 2927408
Município: Salvador
Tipo de material: fotografia
Título: Monumento ao Doutor Abílio César Borges : Salvador, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Nascido em Rio de Contas, na Bahia, em 9 de setembro de 1824, Abílio César Borges fundou em 1858 o Ginásio Baiano, em Salvador, responsável pela formação de grandes personalidades. Em 1847, transferiu-se para o Rio de Janeiro onde cursou a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e onde instalou o Colégio Abílio. Foi diretor Geral de Instrução Pública e um dos precursores do livro didático. Por suas contribuições na área educacional, em 1881, ganhou o título de Barão de Macaúbas, concedido por D. Pedro II.
Ele dirigia um colégio onde a criança era guiada para ser educada e nunca reprimida. Abílio batalhou por um ensino inteligente e prático, pelo ensino direto das línguas vivas, contra os programas excessivos e absurdos, contra o ensino direto de regras de moral e, no curso secundário, soube compreender que os estudos da língua nacional, da matemática e da história deviam constituir o seu núcleo fundamental.
Para Abílio a educação era o único meio pelo qual poderia se ver o país crescer e enriquecer. Na prática, para que funcionasse seu entendimento do processo passou a escrever uma admirável coleção de livros didáticos e chegando, até, à invenção de aparelhos escolares. Abílio César Borges morreu em 16 de fevereiro de 1891.
Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0069_08.html. Acesso em: jan. 2016.
Assuntos: Bahia; Borges, Abílio César (Barão de Macaúbas), 1824-1891; Estátuas; Monumentos; Salvador (BA)
Título Secundárias: Monumento Barão de Macaúbas