ID: 32225
Código de Localidade: 2927408
Município: Salvador
Tipo de material: fotografia
Título: Escola de Enfermagem da Universidade da Bahia : Salvador, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1957
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Em 1946 é que se deu a criação da então Escola de Enfermagem da Universidade da Bahia (EEUB), através do Decreto Lei 8.779 de 22 de janeiro de 1946. A criação dessa Escola estava relacionada com a necessidade de formação de um maior número de enfermeiras para trabalhar em hospitais, organizações que, na década de 40 do século XX, se expandiam no país.
A criação da Escola de Enfermagem e a sua incorporação à Universidade da Bahia foi obra do reitor Edgard Santos, que propiciou condições dignas para a sua instalação, para a composição do seu corpo docente, estruturação do seu currículo, enfim, para o desenvolvimento das suas atividades. O reitor contribuiu para que a Escola se tornasse uma organização que viria servir de modelo, não apenas para a própria Universidade, mas para instituições similares no país.
As instalações físicas da diretoria da Escola limitavam-se, a princípio, à própria antessala do gabinete do reitor e, com o início do curso, recebeu uma sala nas dependências do Hospital das Clínicas, local este que servia, também, de hospedagem para as novas professoras. Somente depois de três anos da implantação do curso, seria a Escola de Enfermagem transferida para o moderno prédio onde se encontra até hoje. O curso teve início no dia 12 de março de 1947 e a diretora proferiu a aula inaugural sobre História da Enfermagem.
Disponível em: http://www.enfermagem.ufba.br/index.php?/aescola_historico. Acesso em: dez. 2015.
Fotografia cedida pela Universidade da Bahia.


Assuntos: Bahia; Enfermagem; Salvador (BA); Universidades e faculdades
Título Secundárias: EEUB; Universidade da Bahia