Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 32165
Código de Localidade: 2927408
Município: Salvador
Tipo de material: fotografia
Autor: Xavier, Melquisedeque
Título: Marco [de Fundação da Cidade do Salvador] : Salvador, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1957
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Instalado no Porto da Barra, o Marco de Fundação da Cidade do Salvador foi inaugurado em 29 de março de 1952. O Marco é uma estrutura vertical, esculpida em pedra de lioz portuguesa, com o símbolo da Coroa Portuguesa e a Cruz de Cristo.
Integra o monumento, um painel de azulejos que retrata a chegada de Tomé de Souza, já em um processo de decisões para construir a Cidade.
O Marco foi esculpido pelo português João Fragoso (1913 - 2000). O atual painel de azulejos foi elaborado, em cerâmica faiança, pelo artesão português Eduardo Gomes, em 2003, sendo uma réplica do original, feito em Lisboa, em 1949, por Joaquim Rebucho, outro artista português. Esse painel tem 4,20 m de comprimento por 1,97 m de altura e já passou por outras três restaurações anteriores.
O dia 29 de março foi escolhido oficialmente e simbolicamente como o da fundação da Cidade por ter sido o dia da chegada de Tomé de Sousa, que desembarcou nesse histórico Porto natural, vindo com a missão de fundar a primeira cidade da América Lusitana.
Disponível em: http://www.bahia-turismo.com/salvador/barra/marco.htm. Acesso em: 2015.
Inscrição na foto: Marco em mármore português assinalando o local de desembarque de Tomé de Souza, na Bahia, 1549.


Assuntos:
Bahia; Marcos históricos; Monumentos; Salvador (BA)

Título Secundárias: Monumento comemorativo a chegada de Tomé de Souza


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página