Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 31657
Código de Localidade: 2924009
Município: Paulo Afonso
Tipo de material: fotografia
Título: Casa de máquinas da Chesf : Paulo Afonso (BA)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) uma empresa do Governo Federal ligada ao Sistema Eletrobrás, representa a maior rede de geração e transmissão de energia elétrica em alta-tensão do País. A Companhia começou a funcionar em meados do século XX, utilizando para gerar energia as águas do Rio São Francisco.
Na mesma época, o industrial Delmiro Gouveia pretendia aproveitar a força das águas da cachoeira de Paulo Afonso para construir uma usina hidrelétrica. Com tal objetivo, ele criou uma empresa de capital misto, junto a um milionário e um engenheiro norte-americanos. O primeiro passo foi a compra de terras que se localizavam nas margens da cachoeira, do lado alagoano, para incorporá-las ao domínio particular. Conseguiu obter vários privilégios como o direito de exploração sobre as terras improdutivas em Água Branca, a concessão para captar o potencial hidrelétrico da cachoeira de Paulo Afonso e produzir eletricidade, e a isenção de impostos para a sua fábrica de linhas para costura. Entre 1910 e 1911, todas essas concessões foram transformadas em decretos-lei pelo Estado de Alagoas. Desse modo, o industrial criava a usina de Angiquinho, a primeira hidrelétrica aproveitando a força das águas do chamado “Velho Chico”.
No ano de 1921, durante o Governo de Epitácio Pessoa, realizava-se o primeiro levantamento topográfico da cachoeira de Paulo Afonso. Cerca de duas décadas depois, visando-se aproveitar o potencial energético da bacia do São Francisco para a Região Nordeste, estudos e pesquisas foram intensificados.
Como parte fundamental de sua primeira usina, foi construída a barragem de Paulo Afonso, em um arquipélago fluvial distando 250 km da foz do Rio São Francisco. Em 1954, a usina de Paulo Afonso I era inaugurada, tempos depois foram construídas as usinas hidrelétricas de Boa Esperança, Paulo Afonso III e Paulo Afonso IV. Ao longo do tempo, outras empresas e autarquias foram incorporadas a Chesf, sendo construídas novas barragens.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=524. Acesso em: jun. 2017.
Inscrição na foto: Casa de máquinas subterrânea da primeira Usina de Paulo Afonso. Capacidade geradora, 180kw.


Assuntos:
Bahia; Distribuição; Energia elétrica; Máquinas; Paulo Afonso (BA); Serviços de eletricidade; Usinas hidrelétricas

Título Secundárias: Companhia Hidro Elétrica do São Francisco


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página