Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 30538
Código de Localidade: 2913606
Município: Ilhéus
Tipo de material: fotografia
Autor: Rolemberg (Fotógrafo)
Título: Ponte Lomanto Júnior : [vista panorâmica da cidade] : Ilhéus, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Desde os tempos do Imperador Dom Pedro II, havia a promessa da construção da Ponte Ilhéus-Pontal, reafirmada pelo então candidato à Presidência da Republica Getúlio Vargas, mas que também não pôde cumpri-la. Finalmente, em agosto de 1966, por iniciativa do então governador Lomanto Junior, o projeto de construção da Ponte foi colocado em prática.
Uma história sobre a construção da ponte foi contada pelo próprio ex-governador Lomanto Junior, durante evento realizado na Emarc Uruçuca, em 1999, durante a chamada Semana do Fazendeiro. Segundo ele, quando governador, houve uma chuva no extremo sul baiano que devastou diversas localidades. Por ainda não existir a rodovia BR-101, teve que ir para o extremo sul num jipe, entrando por Minas Gerais e contornando até chegar a Belmonte. Declarou estado de emergência e a liberação de ajuda governamental, verbas, medicamentos e alojamentos para o povo desabrigado. Em Ilhéus, se dirigiu ao porto das lanchas, na rua da frente do Pontal, e tomaram um “besouro”, embarcação de frete mais rápida que as lanchas de transporte público. Porém, no meio da Baía, o motor apresentou problemas e parou de funcionar. Com o motor parado, a corrente da maré de enchente começou a empurrar a embarcação na direção da Ponta de Eustáquio, hoje Satélite. Com algumas remadas, o proeiro aportou na praia. Em seguida, o então governador e sua comitiva avistaram uma velha senhora que lavava e enxaguava roupas na beira de uma fonte. Lomanto perguntou em tom brincalhão: “E então minha tia, essa ponte sai ou não sai?”. À época, já existia à vista de todos uma pilastra implantada em 1961 no governo Jânio Quadros. A velha lavadeira lhe respondeu que “ainda iria nascer o homem e governante para ter a raça de fazer semelhante obra”. Em Salvador, mandou chamar o diretor do Derba à época, Franz Gedeon, e lhe determinou que coligisse todas as informações e projeto técnico da futura Ponte Ilhéus-Pontal existentes no órgão, pois ele iria articular os recursos necessários à construção daquela obra. A Ponte, que recebeu o nome do ex-governador, também é conhecida por Ponte do Pontal.
Disponível em: https://ilheuscomamor.wordpress.com/2012/05/08/pontal-de-ilhus/. Acesso em: nov. 2016.
Disponível em: www.blogdogusmao.com.br/v1/2015/02/09/o-desafio-que-fez-lomanto-construir-a-ponte-ilheus-pontal. Acesso em: nov. 2016.


Assuntos:
Bahia; Cidades e vilas; Habitações; Ilhéus (BA); Pontes; Vistas panorâmicas

Título Secundárias: Ponte do Pontal; Ponte Ilhéus-Pontal


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página