Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 30521
Código de Localidade: 2913606
Município: Ilhéus
Tipo de material: fotografia
Título: Porto de Ilhéus : [vista panorâmica da cidade] : Ilhéus, BA
Local: Ilhéus [BA]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O antigo Porto de Ilhéus tem a sua história vinculada ao ciclo do cacau. Ainda no século XIX, a necessidade de tornar mais eficiente o escoamento da produção da região resultou na construção do ancoradouro na foz do Rio Cachoeira. Numa parceria entre o Município e o empresário Bento Berillo de Oliveira, em maio de 1919 teve início a construção do cais de saneamento e da primeira ponte de acostagem, sendo inaugurados em setembro de 1920. Em dezembro do mesmo ano, o município transferiu a concessão à Companhia Industrial de Ilhéus, que deu prosseguimento à execução do cais e dos armazéns. Em janeiro de 1926, ocorreu o primeiro embarque de cacau por longo curso pelo navio Falco, de bandeira sueca. Durante a década de 30, o Porto era considerado um local de extrema importância para a cidade, frequentado por toda a comunidade, orgulhosa de possuir aquele que era o “quinto porto exportador do país”. Outro importante fator que contribuía para o trânsito no Porto era sua localização: situava-se, de um lado, em frente ao Terminal Urbano (das marinetes, que ainda hoje é o terminal das linhas de ônibus da cidade); do outro, próximo ao Mercado de Ilhéus, onde é atualmente a Avenida 2 de Julho. Com o crescimento da cidade, a modificação de sua estrutura, a construção de grandes prédios (como o Santa Clara, que foi o primeiro prédio da Avenida Soares Lopes) e alterações ocorridas na Baía do Pontal, a manutenção do Porto começou a trazer problemas, somando-se com a queda da produção da lavoura do cacau. A partir de 1942, surgiu o plano de substituição das antigas instalações por outras novas na chamada Ponta do Malhado. Em fevereiro de 1963, houve intervenção federal na concessionária do porto, sendo então constituída a Administração do Porto de Ilhéus. Terminadas as obras da Ponta do Malhado, o novo porto entrou em operação comercial a partir janeiro de 1971.
Disponível em: http://www.uesc.br/icer/artigos/oontemeohoje.pdf. Acesso em: nov. 2016.
Disponível em: http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_ilheus.php?secao=porto_ilheus_historico. Acesso em: nov. 2016.
Disponível em: http://www.antaq.gov.br/Portal/pdf/Portos/Ilheus.pdf. Acesso em: nov. 2016.
Nota-se à direita a Catedral de São Sebastião.


Assuntos:
Bahia; Cidades e vilas; Habitações; Ilhéus (BA); Portos; Vistas panorâmicas


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página