Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 29048
Código de Localidade: 2910800
Município: Feira de Santana
Tipo de material: fotografia
Título: Universidade Estadual de Feira de Santana : Feira de Santana, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Em 1968, o governo baiano deu forma a uma política de educação (plano integral de educação), voltada para a ampliação e expansão do sistema de ensino em todos os níveis, com o objetivo de formar quadros para o processo de industrialização. Assim, o processo de interiorização teve início com a instalação de Faculdades de Formação de Professores nas principais cidades interioranas, sedes das regiões administrativas do Estado, que passaram a atuar como distritos geoeducacionais.
Foi no âmbito dessa política que Feira de Santana, um município caracterizado no Plano Integral de Educação, pelos seus indicadores econômicos e sociais, como o mais importante centro polarizador de desenvolvimento do interior do Estado, foi contemplado com uma faculdade.
Sob a vigência da Lei Federal nº 5.540, de 28 de novembro de 1968, foi criada uma Faculdade de Educação em Feira de Santana e em 1970, através da Lei Estadual nº 2.784, de 24 de janeiro de 1970, foi criada a Fundação Universidade de Feira de Santana (FUFS).
A FUFS foi organizada de acordo com projeto elaborado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares para o Setor Público (ISP), ligado à Universidade Federal da Bahia. Teve seu plano estrutural fundamentado nos dois princípios básicos da Reforma Universitária, o de não duplicação de meios para fins idênticos ou equivalentes e o da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.
A Universidade foi solenemente instalada no dia 31 de maio de 1976, com os cursos de Licenciatura de 1º e 2º graus em Letras – Inglês/Francês; Licenciatura Plena em Ciências, com habilitação em Matemática e Biologia e em Ciências 1º grau; Licenciatura Plena em Estudos Sociais, com habilitação em Educação Moral e Cívica e em Estudos Sociais 1º grau; e mais os cursos de Enfermagem, Engenharia de Operações – Modalidade Construção Civil, Administração, Economia e Ciências Contábeis. Em dezembro de 1980, com um processo de Reforma Administrativa do Estado, a Fundação Universidade de Feira de Santana foi extinta e através da Lei Delegada nº 11, de 29.12.80, tornou-se Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Autarquia Especial, criada pela Lei Delegada nº 12, de 30.12.80.
A UEFS oferta atualmente 28 cursos de graduação permanente, sendo 14 cursos de bacharelado, 11 cursos de licenciatura e 03 cursos com dupla modalidade, licenciatura e bacharelado, distribuídos em quatro áreas de conhecimento. Também oferece 7 cursos de especialização e 25 de pós-graduação.
Disponível em: http://www.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=12. Acesso em: ago. 2016
Disponível em: http://www.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=16. Acesso em: ago. 2016.
Disponível em: http://www.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=10. Acesso em: ago. 2016.
Disponível em: http://www.uefs.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=11. Acesso em: ago. 2016.


Assuntos:
Bahia; Feira de Santana (BA); Universidades e faculdades

Título Secundárias: FUFS; Fundação Universidade de Feira de Santana; UEFS


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página