ID: 27878
Código de Localidade: 2903201
Município: Barreiras
Tipo de material: fotografia
Título: Codevasf : Barreiras, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional que promove o desenvolvimento e a revitalização das bacias dos rios São Francisco, Parnaíba, Itapecuru e Mearim com a utilização sustentável dos recursos naturais e estruturação de atividades produtivas para a inclusão econômica e social.
A história da Codevasf está associada à importância do Rio São Francisco no âmbito do crescimento social e econômico brasileiro. Os constituintes de 1946, reconhecendo a importância do rio para o desenvolvimento integrado, inseriram no Ato das Disposições Transitórias o artigo 29, que determinou a execução de um plano de aproveitamento das possibilidades econômicas da bacia hidrográfica, num prazo de 20 anos destinando-se quantia anual não inferior a 1% da renda tributária da União. Em decorrência, nasceu a Comissão do Vale do São Francisco (CVSF), criada pela Lei nº 541 de 15 de dezembro de 1948, que atuou durante os 20 anos estabelecidos pela Constituição. Para sucedê-la, foi criada, em 28 de fevereiro de 1967, pelo Decreto-Lei nº 292, a Superintendência do Vale do São Francisco (Suvale), autarquia vinculada ao então Ministério do Interior.
Em 16 de julho de 1974, para suceder a Suvale, foi instituída pela Lei nº 6.088 a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), que tem como objetivo promover o desenvolvimento da região utilizando os recursos hídricos com ênfase na irrigação. Por força da Lei Nº 9.954, de 6 de janeiro de 2000, a Codevasf teve sua área de atuação ampliada para a bacia do Rio Parnaíba e, pela Lei Nº 12.196, para os vales dos rios Itapecuru e Mearim.
A Codevasf possui nove polos de desenvolvimento no Vale do São Francisco. Excetuando-se os polos Brasília e Belo Horizonte, os demais resultaram, em grande parte, da concentração da irrigação e das demais ações da Codevasf. O Polo de desenvolvimento de Barreiras apresenta-se como importante produtor de soja. Ali encontram-se os perímetros São Desidério/Barreiras Sul, Riacho Grande, Nupeba e Barreiras Norte, com uma área total de 7.214 ha em operação. A principal fonte hídrica é o Rio Grande.
A produção agrícola está bastante voltada para a fruticultura, principalmente no que se refere ao plantio de coco verde, banana, manga, e limão. As culturas de grãos também apresentam destaque, sobretudo o cultivo de feijão e milho. Dentre os principais produtos e empreendimentos agrícolas e agroindustriais privados desse polo estão extrato de tomate, óleo de soja, ovos comerciais, arroz, feijão e soja.
Por essa região apresentar grande potencialidade para a aquicultura, a Codevasf construiu uma Estação de Piscicultura em Barreiras.
Disponível em: http://www.codevasf.gov.br/principal/perimetros-irrigados/polos-de-desenvolvimento-1/barreiras. Acesso em: nov. 2016.
Disponível: http://www.codevasf.gov.br/principal/perimetros-irrigados/polos-de-desenvolvimento-1. Acesso em: 2016.
Disponínel: http://www2.codevasf.gov.br/empresa/DefaultPage. Acesso em: nov. 2016.


Assuntos: Bahia; Barreiras (BA); Edifícios públicos
Título Secundárias: Comissão do Vale do São Francisco; Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba; CVSF; Superintendência do Vale do São Francisco; Suvale