ID: 27867
Código de Localidade: 2903201
Município: Barreiras
Tipo de material: fotografia
Autor: Macedo, Napoleão de Mattos
Título: Aeroporto : Barreiras, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1949
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O Aeroporto de Barreiras foi inaugurado em 1940, 3 anos após o início de sua construção, e tornou-se base aérea americana das Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos (United States Army Air Forces - USAAF) durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1945 passou a ser ponto de apoio para a aviação civil, passando a ser operado pela Panair do Brasil e pela Pan American World Airways, viabilizando uma rota pelo interior do Brasil. Até então, quem voava para a região Norte e para os Estados Unidos ia fazendo escalas pelo litoral, o que aumentava a distância e o tempo de viagem.
O Aeroporto era bem equipado, possuindo 4 pistas de pouso que se cruzavam no centro, permitindo pousos com qualquer direção de vento com toda segurança.
Foi desativado por volta de 1964 e reativado anos depois, com apenas uma pista pavimentada e menos equipado que na década de 40.
Atualmente, opera apenas com aeronaves pequenas e única a pista, de 1.600 metros de extensão, não comporta a aviação de grande porte.
Disponível em: http://jornalnovafronteira.com.br/arquivo/2009-2014/LerArquivoNf.php?id=936. Acesso em: nov. 2016.
Disponível em: http://culturaaeronautica.blogspot.com.br/2009/06/aeroportos-interessantes-no.html. Acesso em: nov. 2016.
Disponível em: http://mobile.guiabarreirasonline.com.br/english/det_empresa.php?id_empresa=40. Acesso em: nov. 2016.
Inscrição na foto: Prédio para hospedagem de passageiros da Panair do Brasil, no Aeroporto da cidade, em cima da Serra da bandeira, distante 12 km da cidade.


Assuntos: Aeroportos; Bahia; Barreiras (BA)