ID: 2527
Código de Localidade: 1501402
Município: Belém
Tipo de material: fotografia
Título: Presídio São José : Belém (PA)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O atual Espaço São José Liberto foi erguido em 1749 para ser o Convento de São José. Com a expulsão dos jesuítas do país no século XIX, o prédio, que ainda não estava concluído, foi ocupado pelo governo e transformado em depósito de pólvora, quartel, olaria, hospital e, em 1843, cadeia pública. Sofreu reforma geral em 1926 providenciada pelo Conselho Penitenciário e em 1943, sob o governo de Magalhães Barata, foi transformado no Presídio São José. Em 28 de fevereiro de 1998, o Presídio sofreu uma rebelião de presos que durou 28 horas. Dois anos depois os presos foram transferidos para um presídio em Marituba, região metropolitana de Belém. Desativado pelo Governo do Estado, o prédio foi totalmente restaurado com a supervisão técnica do arquiteto Paulo Chaves e em 2002 renasceu como Espaço São José Liberto, abrigando o Museu de Gemas do Pará, o Polo Joalheiro, a Casa do Artesão, o Memorial da Cela, o Jardim da Liberdade, a Capela São José, e o Anfiteatro Coliseu das Artes.
Disponível em: http://www.saojoseliberto.com.br/institucional. Acesso em: ago. 2015.
Disponível em: http://percorrendobelem.blogspot.com.br/2014/02/espaco-sao-jose-liberto-de-sofrimento.html. Acesso em: ago. 2015.
Disponível em: https://goo.gl/HR297j. Acesso em: set. 2017.


Assuntos: Belém (PA); Pará; Prisões
Título Secundárias: Anfiteatro Coliseu das Artes; Capela São José; Casa do Artesão; Convento de São José; Espaço São José Liberto; Jardim da Liberdade; Memorial da Cela; Museu de Gemas do Pará; Polo Joalheiro