ID: 2495
Código de Localidade: 1501402
Município: Belém
Tipo de material: fotografia
Título: Praça D. Pedro II : Praça do Relógio : Belém (PA)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Praça Dom Pedro II foi concluída em 27 de novembro de 1772. Sua inauguração oficial ocorreu no dia 15 de Agosto de 1882, no governo de José Coelho da Gama Abreu, Barão de Marajó. Seu objetivo inicial era ligar as duas primeiras áreas em desenvolvimento de Belém no século XVII, a área do Forte do Presépio em direção à Praça do Carmo e a área do Mercado Ver-o-Peso rumo à Avenida Presidente Vargas. A Praça já teve as seguintes denominações: Largo do Palácio, por ficar em frente ao prédio de residência dos governadores; Largo da Constituição, por ter sido ali proclamada solenemente a adesão do Pará à constituição portuguesa em 1821; e Largo da Independência, em virtude de ter servido de palco ao movimento nacionalista que, em 1823, fez o Pará aderir à independência nacional. Na Praça estão localizados: o Monumento ao General Gurjão, monumentos menores erigidos em homenagem aos marinheiros e soldados brasileiros, medalhões em homenagem ao Almirante Tamandaré e ao Duque de Caxias e o Palácio Antônio Lemos, com o Museu de Arte de Belém (MABE) instalado em seu interior.
Disponível em: https://goo.gl/Xcikka . Acesso em: out. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/MpYNuh. Acesso em: out. 2017.
A Praça do Relógio, conhecida também como Praça Siqueira Campos, localizada no centro comercial de Belém foi inaugurada em 5 de outubro de 1931, para homenagear Antonio de Silveira Campos, um dos dezoito revolucionários paraenses heróis do Forte de Copacabana. Anteriormente, no local escolhido para a construção da Praça, existia a Embocadura do Igarapé do Piri. Após foi construído o prédio em que funcionaria a bolsa de valores, porém foi demolido e posteriormente o local passou a chamar-se Praça dos Aliados. O monumento que ornamenta a Praça foi demandado pelo Intendente de Belém, Antonio Faciola, no início de 1930, durante o governo de Eurico de Freitas Valle. O Relógio, feito de ferro e medindo 12 metros de altura, foi uma encomenda feita à empresa inglesa Walters MacFarlaine, mas o nome da empresa J.W. Benson também aparece como fabricante na própria torre do relógio.
A Praça do Relógio é parte do Complexo do Ver-o-Peso, tombado em 1977 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e reformado em 1999.
Disponível: https://goo.gl/kabtNf. Acesso em: set. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/CvC9Wo. Acesso em: set. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/ZcoSrf. Acesso em: out. 2017.
Inscrição na foto: Vista parcial do ponto de ônibus. Belém.
Nota-se em primeiro plano à esquerda, parte da rua Padre Champagnat, à direita, parte da Praça do Relógio e em terceiro plano ao centro as torres da Catedral da Sé.


Assuntos: Belém (PA); Pará; Praças
Título Secundárias: Largo da Constituição; Largo da Independência; Largo do Palácio; Praça D. Pedro Segundo; Praça Dom Pedro II; Praça Dom Pedro Segundo; Praça dos Aliados; Praça Siqueira Campos