Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 2473
Código de Localidade: 1501402
Município: Belém
Tipo de material: fotografia
Título: Baía de Guajará : Mercado Ver-o-Peso : Belém (PA)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Baía de Guajará situa-se a oeste da cidade de Belém, é um subestuário e recebe águas dos rios Guamá, Acará e Moju. Possui comunicação direta com a baia de Marajó e, devido sua proximidade do Oceano Atlântico, está sujeita a influências das marés oceânicas. Possui águas barrentas, fortemente amareladas e salobras.
Os chalés antigos que predominam na orla dão ao lugar um aspecto de bucolismo e tranquilidade que, com o passar dos anos, tornou a ilha um dos principais balneários da capital, onde a população sempre está em busca de lazer e contato com a natureza.
Dentre as praias mais conhecidas destacam-se: Areião, Grande, Farol, Chapéu Virado, Murubira, Ariramba, São Francisco, Paraíso e Baía do Sol. Algumas são bastante urbanizadas e outras permanecem pouco frequentadas.
É na Baía do Guajará que se encontram as ilhas da Onças, Arapiranga e Piriquitos, entre outras. É também onde se concentram os principais pontos turísticos de Belém entre os quais o Ver-o-Peso, Complexo Feliz Luzitânia e Estação das Docas.
Disponível em: https://goo.gl/PqcXMX. Acesso em: set. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/DXWTRM. Acesso em: set. 2017.
O atual Mercado Ver-o-Peso, no século XVII era denominado como Casa de Haver o Peso, no local funcionou até meados do ano de 1839 um posto de fiscalização e tributos dos gêneros trazidos para a sede das capitanias implantado pelo portugueses. Posteriormente o local foi arrendado e destinado à venda de peixe fresco. Em 1847, com o término do contrato de arrendamento, foi iniciada a construção dos Mercados de Peixe e de Carne, este último também conhecido como Mercado Municipal ou Mercado Bolonha. O atual Mercado Ver-o-Peso, ou Mercado de Ferro, como era inicialmente conhecido, foi erguido durante o Ciclo da Borracha. Sua construção foi autorizada em 30 de dezembro de 1897 e sua edificação, com o projeto de Henrique La Rocque, teve início no ano de 1899. Toda a estrutura de ferro foi trazida da Europa seguindo a tendência francesa de art nouveau da belle époque. No século XX a área onde está construído, localizada no Centro Histórico de Belém e denominada Complexo do Ver-o-Peso, tomou o formato atual com seus mercados e praça. Essa área possui mais de 26 mil metros quadrados e é formada pelo Mercado de Ferro ou de Peixe, o Mercado Municipal de Carne, a Praça do Pescador, a Praça do Relógio, a Praça dos Velames, pelo Palacete de Bolonha, além de duas mil barracas e casa comerciais populares. O Mercado sofreu reformas, sendo a primeira no ano de 1985. Seguiram-se a de 1989 e a de 1999, esta última recuperando todo o complexo. O Mercado do Ver-o-Peso é conhecido como o maior mercado e feira ao ar livre da América Latina. Em 1977, todo o conjunto arquitetônico e paisagístico do Ver-o-Peso foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2008 o Mercado Ver-o-Peso ganhou o título, em concurso promovido pelo HSBC e pela revista Caras na internet, de uma das Sete Maravilhas Brasileiras.
Disponível em: https://goo.gl/CvC9Wo . Acesso em: set. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/DXWTRM. Acesso em: set. 2017.


Assuntos:
Baías; Belém (PA); Cais; Mercados; Pará; Portos

Título Secundárias: Casa de Haver o Peso; Mercado Bolonha; Mercado de Carne; Mercado de Ferro; Mercado de Peixe; Mercado de Peixe e de Carne; Mercado Municipal


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística