ID: 18108
Código de Localidade: 2927408
Município: Salvador
Tipo de material: fotografia
Título: Lavagem da escadaria da [Basílica Santuário Senhor do Bonfim] : Salvador, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Theodózio Rodrigues de Faria, capitão-de-mar-e-guerra da marinha portuguesa, devoto do Senhor do Bonfim, havia feito uma promessa durante uma tempestade de que, se sobrevivesse, traria para o Brasil as imagens do Senhor Jesus do Bonfim e de Nossa Senhora da Guia. Assim, em 18 de Abril de 1745, uma réplica foi trazida da sua terra natal, Setúbal, em Portugal, passo inicial para a construção da Igreja do Senhor do Bonfim. Mas não foi somente a igreja que foi construída: neste momento começou, também, o culto ao Senhor do Bonfim e a Nossa Senhora da Guia, com a criação da “Devoção do Senhor Bom Jesus do Bomfim”, Irmandade de leigos reconhecida pelo então arcebispo Dom José Botelho de Matos, presente na fundação da mesma. A capela teve suas obras iniciadas em 1746.
Em 1772 as obras da capela foram concluídas. E em 1927, a Capela foi elevada a “Basílica Menor” pelo Papa Pio XI. A Igreja tem a arquitetura em estilo neoclássico e a fachada em rococó, seguindo o modelo das igrejas portuguesas dos séculos XVIII e XIX, com afrescos e azulejaria.
Disponível em: http://www.santuariosenhordobonfim.com/artigo/historia-do-santuario.html. Acesso em: dez. 2015.
Em 1773 a festa litúrgica do Bonfim passa a ser celebrada no segundo Domingo da Epifania (2º domingo de janeiro), com autorização do arcebispo Dom Sebastião Monteiro de Vide. Também neste ano teve iniciou-se a tradição da lavagem da Igreja, quando os integrantes da "Irmandade dos Devotos Leigos" obrigaram os escravos a lavarem a Igreja como parte dos preparativos para a festa do Senhor do Bonfim, no segundo domingo de janeiro, depois do Dia de Reis. Com o tempo, foi proibida a lavagem na parte interna do templo e o ritual foi transferido para as escadarias e o adro, iniciando-se com o cortejo de baianas que caminham desde a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia até o alto do Bonfim, carregando água de cheiro, num percurso de oito quilômetros de festa.
Disponível em: http://www.santuariosenhordobonfim.com/artigo/historia-do-santuario.html. Acesso em: jan. 2016.
Assuntos: Bahia; Capelas; Festas religiosas; Igrejas (Edifícios); Salvador (BA)
Título Secundárias: Basílica de Nosso Senhor do Bonfim; Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim; Igreja de Nosso Senhor do Bonfim; Igreja de Senhor do Bonfim; Igreja do Bonfim