ID: 1273
Código de Localidade: 1301100
Município: Careiro
Tipo de material: fotografia
Título: Celetra : Careiro (AM)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Celetra surgiu após a mudança feita pelo Governo Federal para o setor elétrico. O Estado do Amazonas possuía uma empresa federal, a Centrais Elétricas de Manaus (CEM) que gerava e distribuía a energia para a capital, controlada pela Eletrobrás, e a Centrais Elétricas do Amazonas (Celetramazon), empresa estadual que gerava e distribuía a energia para o interior do Estado. Foi determinado à Eletronorte, pelo Governo Federal, que assumisse a geração e, provisoriamente, a distribuição de energia elétrica na capital do Estado do Amazonas.
Devido ao desgaste da imagem da companhia, a Eletronorte assumiu o desafio de restabelecer a imagem da Celetramazon para que pudesse trabalhar junto, no sentido de que, em janeiro de 1982, estivesse preparada para receber o sistema de distribuição de energia elétrica da Capital Amazonense e continuar distribuindo energia para o interior.
A partir de 1º de janeiro de 1981, data em que foi absorvido o sistema de Manaus pela Eletronorte, começou a divulgação conjunta de anúncios, visando a esclarecer o público de que o setor elétrico no Brasil é uno e indivisível, o que resultaria num trabalho conjunto entre Eletronorte e Celetramazon. Na mesma data, lançaram uma nova empresa, a Celetra. Foi veiculado um anúncio conjunto da Eletronorte e Celetra falando sobre a união das duas empresas.
Disponível em: http://www.sinprorp.org.br/premio/premio1981-6.htm. Acesso em: nov. 2017.
Fotografia sem coordenada devido a não localização de um item específico.


Assuntos: Amazonas; Careiro (AM); Edifícios públicos; Serviços de eletricidade