Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 1104
Código de Localidade: 1300409
Município: Barcelos
Tipo de material: fotografia
Título: Rio Negro : Barcelos (AM)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1948
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Rio Negro foi descoberto em 1541 pelo espanhol Francisco Orellana. Tem mais de 1500 quilômetros de extensão, considerado o segundo curso d’água mais importante do Amazonas e notável pelo papel fundamental na conquista dos territórios e na economia local. Inicialmente, o Rio foi utilizado pelos espanhóis como acesso de suas colônias ao Oceano Atlântico, que, a partir do fim do século XVI, expedições da Holanda e da Inglaterra chegaram ao Norte do Brasil e colonizaram territórios ribeirinhos. Ciente das atividades dos dois países na região, a Coroa Portuguesa enviou tropas à Amazônia e expulsou os outros colonizadores, em meados do século seguinte.
Após tomar posse das terras, os lusitanos realizaram campanhas para o reconhecimento da área. Durante as viagens, os navegantes enfrentaram a resistência de tribos indígenas, que defendiam o território com afinco.
No século 18, com a presença dos jesuítas, que catequizaram os índios e ampliaram a agricultura no local, a dominação da região por Portugal foi facilitada. Em 1755, o controle foi consolidado com a criação da Capitania de São José do Rio Negro.
Com a independência do Brasil, em 1922, o curso d’água manteve sua importância. Além de delimitar o território nacional, o Rio foi fundamental para a criação de uma identidade nacional entre as populações indígenas que vivem nos seus arredores.
Nas décadas seguintes, foi implantada a navegação a vapor, que facilitou o transporte dos produtos extraídos na floresta. Desde este período, o Rio Negro mantém papel crucial na infraestrutura e no desenvolvimento da Região Norte. O curso d’água também é utilizado para o transporte de passageiros e é destino turístico, principalmente para os praticantes da pesca esportiva. Disponível em: http://brasilimperdivel.tur.br/historia-navegacao-rio-negro/. Acesso em: set. 2017.
Nota-se ao fundo a Serra do Aracá.


Assuntos:
Amazonas; Barcelos (AM); Negro, Rio (AM)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página