ID: 5461
Código municipal: 3137205
Município: Lagoa da Prata
Estado: Minas Gerais - MG
Assuntos: Lagoa da Prata (MG); Minas Gerais
Gentílico: lago-pratense
Histórico: Iniciou-se um açude, construído por um português de nome Novato, que desejava moinhos e monjolos. Com a ampliação de seu aterro e afluência do pântano adjacente, o pequeno açude transformou-se em lagoa. Por volta de 1850, o tenente Francisco Bernardes adquiriu grande extensão de terras à margem do rio São Francisco. Bernardes adquiriu grande extensão de terras à margem do rio São Francisco e ali se estabeleceu comercialmente, dedicando-se depois à agricultura. Quando de sua morte, a fazenda foi adquirida por seu sobrinho Coronel Carlos José Bernardes Sobrinho, que a transferiu para as proximidades da citada lagoa, dedicando-se à comercialização de café e de bois. Em pouco tempo, havia grande número de habitantes entre agregados, familiares e empregados. Posteriormente, o Coronel Carlos Bernardes doou um terreno para a construção da Igreja sob o orago de São Carlos, em torno da qual se desenvolveu o povoado.
A topografia plana e a fertilidade das terras atraíram os habitantes dos municípios, circunvizinhos. O distrito era grande produtor de cereais, de cana-de-açúcar e reunia significativo rebanho bovino. Com a implantação da indústria açucareira e de balas e caramelos, originou-se novo afluxo de pessoas.
Certo dia, alguns frades missionários, passando às margens da lagoa, observaram reflexos do sol nas águas. Referiram-se ao local como “Lagoa da Prata”. Originou-se daí o topônimo.
Fonte do histórico: LAGOA DA PRATA (MG). Prefeitura. ([200?].
Formação administrativa: Distrito criado com a denominação de Lagoa da Prata (ex-povoado de São Carlos do Pântano), pela Lei Estadual n.º 843, de 07-09-1923, subordinado ao município de Santo Antônio do Monte.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1993, o distrito de Lagoa da Prata, figura no município de Santo Antônio do Monte.
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Elevado à categoria de município com a denominação de Lagoa da Prata, pelo Decreto-lei Estadual n.º 148, de 17-12-1948, desmembrado de Santo Antônio do Monte. Sede no antigo distrito de Lagoa da Prata. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1949.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela Lei Estadual n.º 2.764, de 30-12-1962, é criado o distrito de Martins Guimarães e anexado ao município de Lagoa da Prata.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Lagoa da Prata e Martins Guimarães.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2022.