ID: 102116
Nº de chamada: 338.482.2-T938
Complemento 1: F
Complemento 2: 2023
ISBN: 9788524046247
Tipo de material: folheto
Título: Turismo 2023 / IBGE, Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2024
Descrição física: 15, 129 p. : il. color.
Notas: Disponível somente em meio digital.
Arquivo atualizado em 16/09/2024 em função da correção de valores informados no informativo, além de ajuste no texto para manutenção de clareza e correção gramatical. No texto original, página 8, 4º parágrafo, linhas 1-5, melhoria na redação. Na página 8, 4º parágrafo, linhas 11-14 o valor percentual apresentou erro de arredondamento. Na página 14, 1º parágrafo, linhas 5-10 foi corrigido uma separação de frases. Já na página 15, 7º parágrafo, linhas 1-3, o percentual de viagens de avião estava repetindo o valor do percentual de viagens de ônibus de linha.
Outro título: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua.
Indicação de conteúdo: O tema Turismo vem sendo investigado na PNAD Contínua desde 2019, por meio de convênio entre o IBGE e o Ministério do Turismo. Naquele ano, a pesquisa foi a campo no terceiro trimestre, também captando as viagens ocorridas nos três meses anteriores à entrevista, contudo, nas edições posteriores, foram considerados os dados acumulados de segunda entrevista. A coleta desse módulo por meio de determinada visita, cumpre realçar, permite captar todas as especificidades sazonais do Turismo durante todo o ano. Neste informativo, são destacados os resultados referentes aos anos de 2020, 2021 e 2023, em razão da comparabilidade de sua cobertura temporal, contudo, para oferecer uma visão abrangente dos padrões de viagem dos brasileiros também em 2019, essas informações, embora não comparáveis, estão contempladas ao final, em tópico específico. É importante ressaltar que os anos de 2020 e 2021 foram marcados pela pandemia de COVID-19 e, portanto, os resultados podem refletir uma mudança de comportamento em decorrência das restrições impostas pela crise sanitária. Portanto, o ano de 2023 traz os primeiros resultados após a pandemia. É igualmente relevante apontar que cada domicílio selecionado para responder a pesquisa, pôde relatar no máximo cinco viagens. Dentre estas, apenas três foram investigadas em todas as suas características (as três nas quais ocorreram os maiores gastos), o que significa que os indicadores se referem a, no máximo, três viagens por domicílio.
Por decisão editorial, a partir do ano de referência de 2017, a publicação passou a ser divulgada em duas partes: a primeira corresponde a um informativo, que destaca os principais resultados da pesquisa, e a segunda é constituída por Notas técnicas, entre outros elementos textuais, apresentando considerações de natureza metodológica sobre a pesquisa.
Assuntos: Domicílios; Estatística; Levantamentos domiciliares; Pesquisa; Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua; PNAD Contínua; Turismo
Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Pesquisas por Amostra de Domicílios
Título Secundário: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua : turismo : 2023; PNAD contínua : turismo : 2023
Série Secundária: Coleção Ibgeana