Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 100639
Nº de chamada: 911.3:711(81)-A678a
Complemento 1: n.44
ISBN: 9788524044229
Tipo de material: livro
Título: Áreas urbanizadas do Brasil : 2015
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE, Coordenação de Geografia
Ano: 2017
Descrição física: p
Notas:
Inclui bibliografia.
Indicação de conteúdo: O projeto Áreas Urbanizadas do Brasil 2015 se propõe a apresentar um panorama do processo de urbanização do País por meio do mapeamento (vetorização) de áreas urbanizadas a partir de imagens de satélite. Essa iniciativa, já realizada pelo IBGE de forma pioneira em 2005, retorna alinhada às necessidades dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, assim como da Nova Agenda Urbana pactuada na III Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável - Habitat III. Entre a sua divulgação em 2005 e 2015 ocorreram grandes avanços tecnológicos nesse projeto que permitiram um mapeamento mais preciso das manchas urbanizadas do País. Seu objetivo é fornecer uma perspectiva da urbanização brasileira, de modo a complementar estudos acerca da forma urbana e suas diferenciações regionais, da influência do meio físico (topografia, rios etc.) na conformação das áreas urbanizadas, bem como de estudos focados na identificação de tendências e potenciais vetores de expansão das cidades. Este relatório metodológico apresenta os objetivos e os procedimentos operacionais adotados, tanto na identificação das áreas urbanizadas do Brasil quanto na classificação e no cálculo de suas áreas. Contém ainda a apresentação dos primeiros resultados, referente às áreas urbanizadas das concentrações urbanas do Brasil com população acima de 300 000 habitantes, além dos Municípios de Palmas (TO) e Boa Vista (RR). A base de dados com os primeiros resultados em ambiente interativo pode ser encontrada em conjunto com as informações ora divulgadas. Posteriormente será divulgado o mapeamento das manchas urbanizadas de concentrações urbanas de menor porte demográfico. Espera-se que esta publicação possa subsidiar variadas análises e pesquisas, possibilitando aos usuários de diferentes segmentos o acesso a uma base consolidada de áreas urbanizadas das principais concentrações urbanas do Brasil.
Disponível em meio digital e também na plataforma: https://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/geografia_urbana/areas_urbanizadas/default_2015.shtm


Assuntos:
Brasil; Geografia urbana; Metodologia; Territorialidade humana; Urbanização

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de Geografia
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Relatórios metodológicos (IBGE), ISSN 0101-2843

Download(s):

liv100639.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística