Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 101678
Nº de chamada: 311.141:308(81)-S618s
Complemento 1: 2019
Complemento 2: n. 40
ISBN: 9788524045110
Tipo de material: livro
Título: Síntese de indicadores sociais : uma análise das condições de vida da população brasileira : 2019
Local: Rio de Janeiro
Editor: IBGE
Ano: 2019
Descrição física: 128 p. : il.
Notas:
Inclui bibliografia e glossário.
Indicação de conteúdo: Esta publicação reúne informações sobre as condições de vida da população brasileira, acompanhadas de comentários que destacam, em cada uma das dimensões temáticas de análise, algumas das principais características observadas nos diferentes estratos populacionais. Seus indicadores ilustram a heterogeneidade da sociedade sob a perspectiva das desigualdades sociais, contemplando três recortes primordiais.
O primeiro recorte, Estrutura econômica e mercado de trabalho, relaciona a dinâmica desse mercado com o comportamento da economia brasileira entre 2012 e 2018, ressaltando suas desigualdades estruturais, sobretudo aquelas evidenciadas pelo desemprego e a informalidade incidentes nos grupos populacionais considerados mais vulneráveis - pretos ou pardos, mulheres e jovens -, bem como pela subutilização da força de trabalho. O segundo, Padrão de vida e distribuição de renda, aborda as desigualdades a partir de indicadores de distribuição de rendimento; acesso a bens e serviços relacionados a condições de moradia; pobreza monetária; e restrições de acesso em múltiplas dimensões, como educação, proteção social, moradia adequada e Internet. Apresenta, também, pela primeira vez, importantes indicadores para os anos de 2012 a 2018. O terceiro recorte, por fim, trata da Educação sob duas perspectivas. No que diz respeito à educação básica e superior, analisa a frequência escolar, as desigualdades no acesso e a trajetória e permanência dos estudantes nas instituições de ensino. Quanto à gestão escolar, destaca a situação dos municípios em relação a aspectos das metas de gestão democrática do Plano Nacional da Educação - PNE.
A publicação é fartamente ilustrada com tabelas e gráficos para diferentes desagregações territoriais. Esse conjunto de informações também está disponibilizado no portal do IBGE na Internet, com tabelas que incluem indicadores apresentados no volume impresso e indicadores adicionais, com seus respectivos coeficientes de variação.
A principal fonte de informação para a construção desses indicadores é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua, do IBGE. Complementarmente, outras estatísticas do Instituto são também utilizadas, como as da Pesquisa de Informações Básicas Municipais - MUNIC e do Sistema de Contas Nacionais - SCN.
A sistematização desses indicadores atende a recomendações internacionais e contribui para a compreensão das modificações nos perfis demográfico, social e econômico da população, possibilitando, assim, o monitoramento de políticas sociais e a disseminação de informações relevantes para toda a sociedade brasileira.


Assuntos:
Brasil; Condições econômicas; Condições sociais; Custo de vida; Estatística; Indicadores sociais; Levantamentos domiciliares; População; Qualidade de vida

Entidade Secundária: IBGE. Coordenação de População e Indicadores Sociais
Série Secundária: Coleção Ibgeana; Estudos e pesquisas. Informação demográfica e socioeconômica, ISSN 1516-3296

Download(s):

liv101678.pdf

© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística