Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40553
Código de Localidade: 2611606
Município: Recife
Tipo de material: fotografia
Título: Cais de Santa Rita : Rio Capibaribe : Recife, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Região onde está localizado o Cais de Santa Rita, em meados dos século 19, funcionava como uma espécie de cais para pequenas embarcações. No início do século 20, o Cais era denominado Cais do Abacaxi. Em 1923, a Ponte Giratória do Recife foi inaugurada para servir de passagem às pequenas embarcações que se dirigiam ao Cais, funcionando até meados da década de 1970 quando foi desativado junto ao Cais do Abacaxi, que foi aterrado para construção de armazéns. O entorno do Cais funcionava como uma extensão do Mercado de São José até a década de 1960, quando um incêndio destruiu as barracas do Cais de Santa Rita, fazendo com que houvesse uma revitalização do espaço, porém o comércio continuou a perder a força. A desativação da antiga rodoviária, no Bairro de São José, acelerou o processo de esvaziamento do comércio no Cais de Santa Rita. O Cais de Santa Rita passa por revitalizações que foram iniciadas em maio de 2014, tendo a primeira parte das obras entregue no segundo semestre de 2015.
Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2014/05/06/interna_vidaurbana,502271/requalificacao-do-cais-de-santa-rita-sera-realizada-em-duas-etapas.shtml. Acesso em: out. 2015.
Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2015/05/15/interna_vidaurbana,576653/cais-de-santa-rita-tera-etapa-pronta-no-segundo-semestre.shtml. Acesso em: out. 2015.
O Rio Capibaribe é um dos rios do estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Seu nome é originário da língua tupi e significa na água de capivara ou dos porcos selvagens, através da junção dos termos kapibara (capivara), y (água) e pe (em). Nasce nas vertentes da Serra do Jacarará, município de Poção, divisa com o município de Jataúba, na comunidade do Araçá, a uma altitude de 1.100 metros. Segundo levantamento da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe), feito em 1980, sua bacia hidrográfica compreende uma área de 7.716 quilômetros quadrados, o que equivale a 7,85% da área de Pernambuco. Dividido em Alto, Médio e Baixo Capibaribe, da nascente à foz, o Rio corre pelo Agreste do estado e Zona da Mata, cortando também a Região Metropolitana do Recife. Possui 240 quilômetros de extensão e sua bacia, aproximadamente 5 880 quilômetros quadrados. Possui cerca de 74 afluentes e banha 42 municípios pernambucanos, entre eles Toritama, Santa Cruz do Capibaribe, Salgadinho, Limoeiro, Paudalho, São Lourenço da Mata e o Recife. Divide a área central da cidade da capital e atravessa vários de seus bairros, possui três travessias no município, uma na altura do bairro de Apipucos, outra nas imediações de Skylab II - Poço da Panela, e o último na Jaqueira. Atravessa muitas pontes, como a Ponte do Limoeiro, Ponte Maurício de Nassau, Ponte Santa Isabel, Ponte 12 de Setembro (mais conhecida como Ponte Giratória), entre outras. Em algumas pontes e outros pontos estratégicos estão fixadas esculturas de poetas e músicos pernambucanos como Capiba, João Cabral de Melo Neto, Ascenso Ferreira, Manuel Bandeira. Em 24 de novembro é comemorado o Dia do Rio Capibaribe. A data foi instituída por lei (nº 14.011) em março de 2010.
Disponível em: http://www.onordeste.com/onordeste/enciclopediaNordeste/index.php?titulo=Rio+Capibaribe. Acesso em: set. 2015.


Assuntos:
Cais; Pernambuco; Portos; Recife (PE)

Título Secundárias: Cais do Abacaxi; Porto de Barcaças


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística