ID: 3977
Código municipal: 3204708
Município: São Gabriel da Palha
Estado: Espírito Santo - ES
Assuntos: Espírito Santo (Estado); São Gabriel da Palha (ES)
Gentílico: gabrielense
Histórico: No início do século XX, no pós-guerra, chegava em Colatina uma caravana de imigrantes, coordenada pelo senhor Bertolo Malacarne que havia recebido a missão de desbravar o Norte daquela região, (hoje São Gabriel); o objetivo era formar um patrimônio que serviria como ponto estratégico para continuar sua árdua missão.
A caravana montou acampamento em uma mata ocupada por índios botocudos que habitavam por aqui, esse lugar hoje é o bairro Cachoeira da Onça. Mas a luta pela colonização estava apenas começando, um surto de impaludismo e malária veio para dificultar os planos do desbravador, eles então foram mais ao norte, chegando as margens de um córrego, onde a terra fértil alimentava a esperança de um povo sofrido que sonhava com a formação de um vilarejo.
Iniciou-se então o desmatamento as margens do córrego, onde próximo dali encontrava uma aldeia de índios guaranis, nesse local foram definidas as áreas dos lotes e construídas as casas dos colonizadores. A primeira casa foi a do senhor Anísio Mathias, que desempenhava a função de fiscalizar e impedir invasões e determinar a ocupação dos lotes pelas famílias, que deveriam num prazo de cinco anos construir sua casa, sob pena de ter seu lote transferido para outra família.
Na década de 30 foi firmado um acordo entre a Polônia e o Governo do Estado, estabelecendo a vinda de 400 famílias polonesas (Companhia Polonesa), para essa região, eles chegaram em Águia Branca e logo foram se espalhando pela região, a cada dois meses chegava em média 30 famílias.
Fonte do histórico: SÃO GABRIEL DA PALHA (ES). Prefeitura. Disponível em: https://saogabriel.es.gov.br/quem-somos. Acesso em: 26 nov. 2024.
Formação administrativa: Distrito criado com a denominação de São Gabriel, pela Lei Estadual n.º 265, de 22-10-1949, com território desmembrado do distrito de Alto do Rio Novo, subordinado ao município de Colatina.
Pela Lei Estadual n.º 777, de 29-12-1953, é transferido o distrito de São Gabriel do município de Colatina, para constituir o novo município de São Domingos.
Por decisão do Supremo Tribunal – Acordão de 04-10-1955, o município de São Domingos foi extinto, voltando São Gabriel a permanecer no município de Colatina.
Elevado à categoria de município com a denominação de São Gabriel da Palha, pela Lei Estadual n.º 1.837, de 21-02-1963, desmembrado de Colatina. Sede no antigo distrito de São Gabriel da Palha (ex-São Gabriel). Constituído de 2 distritos: São Gabriel da Palha e Águia Branca. Ambos desmembrados do município de Colatina. Instalado em 14-05-1963.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: São Gabriel e Águia Branca.
Pela Lei Estadual n.º 1.919, de 31-12-1963, foram criados os distritos de Fartura, São Sebastião da Barra Seca e Valério e anexados ao município de São Gabriel da Palha.
Em divisão territorial datada de 5 distritos: São Gabriel da Palha, Águia Branca, Fartura, São Sebastião da Barra Seca e Valério.
Pela Lei Estadual n.º 4.070, de 11-05-1988, é desmembrado do município de São Gabriel da Palha o distrito de Águia Branca. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1-VI-1995, o município é constituído de 3 distritos: São Gabriel da Palha, Fartura e Valério.
Pela Lei Estadual n.º 4.892, de 25-03-1994, é desmembrado do município de São Gabriel o distrito de Valério. Elevado à categoria de município com a denominação de Vila Valério.
Em divisão territorial datada de 2001, o município é constituído de 2 distritos: São Gabriel e Fartura.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2023.