Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 44576
Código de Localidade: 3549805
Município: São José do Rio Preto
Tipo de material: fotografia
Título: Banespa : São José do Rio Preto, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Banespa – Banco do Estado de São Paulo – se tornou grande agente financeiro da economia paulista a partir de 1909, quando o Banco de Crédito Hipotecário e Agrícola do Estado de São Paulo, primeiro nome do banco, se associou ao capital francês. A partir de 1919, no governo Altino Arantes, o Estado de São Paulo passou a ser seu acionista majoritário, e o banco foi o responsável pelo fomento às políticas públicas, ao desenvolvimento social, provendo créditos e serviços bancários e financeiros. Sustentou o ciclo do café, financiou grandes obras públicas, como hidrelétricas, estradas de ferro e rodovias, além de fornecer crédito rural, para as obras municipais e melhoramentos urbanos.
Nos anos 60, se destacou na expansão do parque industrial paulista, e nos anos 70, financiou grandes investimentos sociais e produtivos espalhando representações no exterior. Mas a partir da década de 90, passou por complicações financeiras tendo necessidade de ser privatizado no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso.
O Banco Santander comprou o Banco do Estado de São Paulo (Banespa) por R$ 7,050 bilhões no leilão realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Com a aquisição, o Banco Santander passa a ser o terceiro banco privado no Brasil.
Disponível em: http://www.terra.com.br/economia/especial_banespa.htm. Acesso em: jul. 2015.
Disponível em: http://www.muco.com.br/index.php?option=com_content&id=399:escandalo-do-banespa&Itemid=53. Acesso em: jul. 2015.


Assuntos:
Bancos; São José do Rio Preto (SP); São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Banco de Crédito Hipotecário e Agrícola do estado de São Paulo; Banco do Estado de São Paulo S.A; Banco Santander


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística