Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40940
Código de Localidade: 4314902
Município: Porto Alegre
Tipo de material: fotografia
Título: Instituto de Educação General Flores da Cunha : Porto Alegre, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Instituto de Educação General Flores da Cunha foi criado como Escola Normal da Província de São Pedro em 1869, sendo entregue ao Padre Joaquim Cacique de Barros. Em 1901, por ocasião das reformas estruturais na educação decretadas por Júlio de Castilhos, a Escola Normal foi transformada em Colégio Distrital de Porto Alegre, e, em 1906, em Escola Complementar. A Escola também já foi denominado como Escola Normal de Porto Alegre; como Escola Normal General Flôres da Cunha, em 1937; como Instituto de Educação de Porto Alegre, em 1939; como Instituto de Educação General Flores da Cunha, em 1959; e, atualmente, como Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha. Foi durante sessenta anos a única escola formadora de professores. A Escola iniciou uma nova fase em 1939, quando um decreto o transformou em Instituto, e trouxe modificações em sua organização, que passou a contar com um Jardim de Infância, uma Escola Experimental, uma Escola Secundária e uma Escola de Professores. Em 1947 foi fundada a creche Dr. Décio Martins Costa, em 1948, foi instalado o Gabinete de Psicologia e, em 1949, foi criado o Serviço de Orientação Educacional. Em 1955 houve outra mudança em sua estrutura, que agora era dividida em Escola Maternal, Jardim de Infância, Curso Primário, Curso Ginasial, Curso Normal do II ciclo e Departamento de Estudos Especializados. Em 1956 foi instalado o Laboratório de Matemática, idealizado pela Professora Odila de Barros Xavier, e o Teatro Infantil Permanente do Instituto.
Sua sede, localizada na Avenida Oswaldo Aranha e situada nas proximidades do Parque Farroupilha, foi inaugurada em 1935. Seu projeto é de Fernando Corona, arquiteto e escultor espanhol radicado em Porto Alegre, que, na época, era projetista da fima Azevedo, Moura e Gertum, encarregada da realização da obra. A Escola, na época denominada Escola Normal General Flôres da Cunha, foi transferida para o edifício em março de 1937. O prédio foi tombado pelo município em 1997 e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) em 2006.
Disponível em: http://www.if.ufrgs.br/tex/edu02220/sem012/po2/texto272.html. Acesso em: dez. 2015.
Disponível em: http://www.iphae.rs.gov.br/Main.php?do=BensTombadosDetalhesAc&item=16120. Acesso em: dez. 2015.
Disponível em: http://iegfloresdacunha.blogspot.com.br/2014/05/brevehistorico-do-ie.html. Acesso em: dez. 2015.
Fotografia cedida pela Companhia Jornalística Caldas Júnior.


Assuntos:
Edifícios escolares; Edifícios históricos; Escolas; Porto Alegre (RS); Rio Grande do Sul

Título Secundárias: Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da Cunha; Colégio Distrital de Porto Alegre; Escola Complementar; Escola Normal da Província de São Pedro; Escola Normal de Porto Alegre; Escola Normal General Flôres da Cunha; Instituto de Educação de Porto Alegre; Instituto de Educação Gal. Flores da Cunha


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística