Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 32362
Código de Localidade: 2927408
Município: Salvador
Tipo de material: fotografia
Autor: Xavier, Melquisedeque
Título: Obelisco a Dom João VI : Palácio da Aclamação : Salvador, BA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1957
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: Em 1815, iniciou-se a construção do Obelisco para comemorar a chegada do Príncipe Regente Dom João VI, ao Brasil. Esculpido em mármore e com 12 metros de altura. Em 1913, o Obelisco foi transferido para a Praça da Aclamação, em frente ao Palácio.
Disponível em: http://www.salvador-turismo.com/passeio-publico.htm. Acesso em: jan. 2016.
O Palácio da Aclamação é um dos mais significativos museus casas de Salvador. Transformado em residência oficial dos governadores da Bahia em 1912, o solar oitocentista passou por obras de ampliação projetadas pelo arquiteto italiano Filinto Santoro e foi ocupado oficialmente pelos gestores do Estado entre 1917 e 1967. Desde então, o espaço já sediou despachos do governador, abrigou visitantes ilustres, a exemplo da rainha da Inglaterra, Elizabeth II, em 1968, e se tornou museu em 1990.
Mobiliários em estilo Dom José I e Luiz XV, objetos de bronze, porcelana e cristal, tapetes persas e franceses, além de pinturas de paredes e forros criados pelo artista baiano Presciliano Silva, compõem o acervo do palácio, que é distribuído por dois pavimentos. No térreo, estão situados o Salão Nobre e Salão de Banquetes. Dormitório, sala de almoço, capela e copa integram o andar superior. Em algumas de suas dependências, porém, são promovidos lançamentos literários, apresentações musicais, atividades socioeducativas, feiras e exposições de curta duração.
disponível em: http://dimusbahia.wordpress.com/exposicoes/palacio-da-aclamacao/. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Bahia; Edifícios públicos; Museus; Salvador (BA)


© 2018 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística