Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50725
Código de Localidade: 3104007
Município: Araxá
Tipo de material: fotografia
Autor: Guimarães, Leandro Contato
Título: Fonte Dona Beja de Águas Radioativas : Araxá (MG)
Local: Araxá [MG]
Editor: [s. n.]
Ano: 2015
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Fonte Dona Beja, nomeada em homenagem à personagem da história mais famosa de Araxá. A Fonte Dona Beja fica exatamente no mesmo local em que a mulher banhava-se. A fonte está situada entre rochas vulcânicas em uma gruta estilizada em forma de emanatório, de onde brota a água radioativa e mineral.
De acordo com especialistas, suas propriedades medicinais ativam o metabolismo e estimulam a assimilação diurética, atuando como agente hipotensivo e desintoxicante.
As águas da Fonte atuam no tratamento de doenças respiratórias, além de fazer bem aos cabelos, à pele e ao organismo de forma geral.
Quem visita a fonte depara-se ainda com uma decoração formada de belos azulejos brancos e azuis, pintados à mão, retratando cenas de banho de Dona Beja. A bela paisagem vista através dos mirantes da fonte são outra atração.
Para aqueles que querem provar as qualidades da água mineral radioativa, há um conjunto de 12 duchas em cascata, em frente à Fonte Dona Beja.
Disponível em: https://goo.gl/TQqTeV. Acesso em: nov. 2017.
Disponível em: https://goo.gl/kzBf2y. Acesso em: nov. 2017.
Fotografia enviada pelo autor por meio digital.
Disponível somente em meio digital.


Assuntos:
Araxá (MG); Fontes e chafarizes; Minas Gerais

Título Secundárias: Fonte Dona Beija; Fonte Dona Beja


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística