Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 50095
Código de Localidade: 3300704
Município: Cabo Frio
Tipo de material: fotografia
Título: [Praia do Forte] : Forte São Mateus : Cabo Frio, RJ
Local: São Paulo
Editor: ColonVist
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praia do Forte, também nomeada de Praia da Barra, é uma das mais conhecidas praias de Cabo Frio. A Praia tem um pouco mais de sete quilômetros de extensão total e compõe areias claras e mar tranquilo na maior parte de sua extensão. Porém, existem algumas áreas com mar mais agitado, que atrai muitos surfistas para a região. Também é palco de algumas competições de barco à vela. Abriga os principais bares, restaurantes e hotéis na região e é palco da queima de fogos na época de reveillon na cidade. Disponível em: http://www.praias.com.br/estado-rio-de-janeiro/praias-de-cabo-frio/91-praia-do-forte.html. Acesso em: jun. 2017.
O Forte São Mateus, situado na Praia do Forte, é uma das mais antigas obras da arquitetura colonial latino-americana. Foi construído no século 17, entre 1616 e 1620 em razão da destruição do antigo Forte de Santo Inácio do Cabo Frio, por portugueses e índios tamoios para defender a terra das invasões dos franceses, ingleses e holandeses. A partir da construção do Forte São Mateus, foram surgindo os primitivos núcleos de povoamento do litoral norte-fluminense, a exemplo das vizinhas Campos de Goytacazes e Macaé.
A arquitetura do Forte não se difere do que era comum entre as construções militares do período colonial: foi erguido com pedra e argamassa, além do óleo de baleia e cal para as junções, e é formado por linhas retas, torres e baluartes. Da época dos conflitos no litoral brasileiro, ainda restam no Forte São Mateus os canhões utilizados nas batalhas.
Em 1956, o Forte foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e passou por uma série de restaurações.
Disponível em: http://mapadecultura.rj.gov.br/manchete/forte-sao-mateus. Acesso em: jul. 2017.


Assuntos:
Cabo Frio (RJ); Fortificações; Praias; Rio de Janeiro (Estado)

Título Secundárias: Praia da Barra


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística