Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49696
Código de Localidade: 2510808
Município: Patos
Tipo de material: fotografia
Título: Igreja [Nossa Senhora] da Conceição : Patos, PB
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Praça Edvaldo Mota, foi a primeira Igreja construída na Cidade, em 1772, em terreno doado pelos casais Paulo Mendes de Figueiredo e Maria Teixeira de Melo, João Gomes de Melo e Maria Antunes. Naquela época, ainda era Capela de Nossa Senhora da Guia e pertencia à Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso, do município e comarca de Pombal.
Em 6 de outubro de 1788, após 16 anos de funcionamento, a Capela foi elevada à categoria de Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Guia pelo Vigário da Paróquia de Pombal, por ser de fácil acesso para os moradores da região.
Com o crescimento da população de Patos, a Matriz se tornou muito pequena para abrigar os fiéis. Como demolir a Paróquia não era possível, pois tratava-se de uma obra histórica para seu povo, decidiu-se construir outra igreja em outro local da Cidade.
Sendo assim, em 1893, lançou-se a Pedra fundamental do novo e segundo templo católico de Patos, que passou a ser a Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Guia, enquanto a antiga foi dedicada à Nossa Senhora da Conceição.
Disponível em: Disponível em: http://www.diocesedepatospb.org.br/padroeira/. Acesso em: abr. 2017.
Disponível em: http://migre.me/wAkYX. Acesso em: maio 2017.


Assuntos:
Capelas; Igrejas (Edifícios); Paraíba; Paróquias; Patos (PB)

Título Secundárias: Capela de Nossa Senhora da Guia; Igreja da Conceição; Igreja Matriz de Nossa Senhora da Guia


© 2022 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística