Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 49388
Código de Localidade: 3156700
Município: Sabará
Tipo de material: fotografia
Título: Museu do Ouro : Sabará, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Museu do Ouro ocupa um prédio que foi anteriormente a sede da Casa da Intendência e Fundição da Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará, tendo sido construído em 1730. Após a extinção da Fundição, pelo Imperador D. Pedro II em 1833, o casarão ficou abandonado até fins do século XIX. Levado a leilão, acabou sendo arrematado pelo Comendador Francisco de Paula Rocha que fez funcionar no local um colégio. Com a sua morte seus descendentes venderam o imóvel à Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira. Em 1938, o dirigente da empresa, Doutor Louis Ensch fez a doação do mesmo ao Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional.
Depois de passar por obras gerais de restauração, preservando grande parte de suas linhas originais, o imóvel, único exemplar remanescente de Casa de Intendência no Brasil, se transformou em sede do Museu do Ouro, através do Decreto-Lei nº 7483, de 23 de abril de 1945, sendo inaugurado a 16 de maio de 1946. O Museu reuni objetos de valor histórico e artístico relacionados com a indústria da mineração, resgatando os aspectos principais da sua evolução e técnica, como também a sua influência no desenvolvimento econômico e na formação social de Minas Gerais e do Brasil.
O acervo arquivístico, ampliado gradativamente, aproxima-se de 80.000 documentos, grande parte destes pertencentes à Comarca do Rio das Velhas, uma das quatro criadas no território da mineração, com sede na antiga Vila Real de Nossa Senhora da Conceição do Sabará. O acervo bibliográfico possui vasto material especializado sobre o ciclo do ouro, incluindo-se valiosa coleção de obras raras. O museu conta ainda com maquetes que reconstituem de forma didática o trabalho da mineração, além de uma coleção de minérios que fornece amostras do solo.
A edificação conserva suas características primitivas, marcadas pela simplicidade e despojamento.
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/ans.net/tema_consulta.asp?Linha=tc_belas.gif&Cod=1414. Acesso em: jan. 2017.
Inscrição na foto: Antiga Casa da Intendência e da Fundição, único exemplar ainda existente do País.


Assuntos:
Edifícios escolares; Escolas; Minas Gerais; Museus (Edifícios); Sabará (MG)

Título Secundárias: Casa da Intendência e Fundição; Colégio


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística