ID: 49377
Código de Localidade: 3156700
Município: Sabará
Tipo de material: fotografia
Título: Igreja [Imaculada de Nossa Senhora] do Rosário : Sabará, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A construção da Igreja Imaculada de Nossa Senhora do Rosário ou Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Barra como é conhecida, começou em 1713 com a fundação da Irmandade do Rosário dos Homens Pretos, que inciaram a construção da Igreja para substituição da capelinha em madeira.
A construção começou em 1767 e sofreu várias paralisações entre o período de 1767 até 1878, pois a Irmandade lutava com dificuldades financeiras. As obras foram realizadas por Leonardo de Moinhos, em 1798, mestre Antônio Ferreira da Costa, em 1805, mestre Antônio José Dias, em 1819, e mestre pedreiro Antônio José da Silva Guimarães, em 1856. A Irmandade procurou concluir as obras da Igreja, mas infelizmente com a dispersão religiosa dos negros, fruto da Abolição, a construção ficou inacabada.
A edificação era composta por duas secções retangulares, a primeira representada pela nave, alargada nos flancos laterais da fachada pelas bases das torres, e a segunda contendo a capela-mor e, lateralmente, as sacristias.
Introduzida no corpo da nave, a partir da sua metade até o arco cruzeiro da estrutura inacabada, encontra-se uma pequena capela autônoma, com piso de assoalho comum, teto forrado de esteira caiada e coro bem rústico, apoiado em madeira em seu interior. O arco cruzeiro, pelo qual se ligam a antiga capelinha e a capela-mor, é em pedras.
A capela-mor, parte acabada da estrutura definitiva, apresenta piso em campas (sepulcros), enquadramento dos vãos em cantaria e teto de tábuas, em caixotões, com pintura decorativa. As duas sacristias se comunicam com a capela-mor, sendo a da direita de assoalho liso e forro caiado, enquanto a da esquerda tem piso de tijolos e cobertura de telha vã.
A Capela não possui revestimento em ouro, apenas pintura. No altar-mor tem as imagens de Nossa Senhora do Rosário e os dois Santos da Irmandade, São Benedito e Santa Efigênia.
Na frente da edificação inacabada, tem uma escada em dois lances, a fachada apresenta porta principal de grande vão, duas aberturas superiores para janelas e duas seteiras em cada flanco na base das torres. E a estrutura da construção inacabada é de alvenaria de pedra com enquadramento dos vãos em cantaria.
No dia 13 de junho de 1938, a obra inacabada foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN.
Atualmente conhecida como Igreja Nossa Senhora do Rosário, localiza-se perto da Praça Delfim Moreira.
Disponível em: http://www.sabaranet.com.br/igrosario.asp. Acesso em: dez. 2016.
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/ans.net/tema_consulta.asp?Linha=tc_belas.gif&Cod=1421. Acesso em: dez. 2016
Disponível em:http://migre.me/vNBaq. Acesso em: dez. 2016


Assuntos: Capelas; Igrejas (Edifícios); Minas Gerais; Sabará (MG)
Título Secundárias: Capela; Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos da Barra; Igreja do Rosário; Irmandade do Rosário dos Homens Pretos