Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48875
Código de Localidade: 3538006
Município: Pindamonhangaba
Tipo de material: fotografia
Título: Igreja Matriz [de Nossa Senhora do Bom Sucesso] : Pindamonhangaba, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso foi inaugurada no dia 26 de julho de 1707. A Antiga Capela, a primeira construída na cidade, em honra a São José, construída na Praça Padre João de Faria Fialho, havia se tornando pequena em relação ao número de fiéis da cidade, por esse motivo se iniciou a construção da Igreja Matriz.
A partir da primeira metade do século XIX a Igreja passou por algumas reformas. No ano de 1841, sob iniciativa do Monsenhor Ignácio Marcondes e supervisão do arquiteto Francisco Antônio Pereira de Carvalho, a Matriz foi totalmente reedificada, sendo reinaugurada em 1853. Quase quarenta anos depois, o interior da Igreja Matriz foi reformado por decisão do Vigário Cônego Tobias da Costa Resende. Em 1891, o Padre Francisco Reale, mandou colocar as grades fronteiriças e calçar de mármore o adro da igreja. Em 1909, sob o comando do vigário Padre Ângelo Gazza, foi realizada a segunda reforma. Em seguida, em 1926, com o projeto do arquiteto Francisco D`Arace, o presbitério da Igreja foi reedificado. O atual piso de ladrilhos que compõe a Igreja, foi inaugurado no ano de 1941, obra de responsabilidade do Vigário Monsenhor João José de Azevedo. No ano de 1952, iniciou-se a reforma da pintura interna do Templo, onde a antiga caiação azul clara deu lugar aos painéis litúrgicos, executado em concreto armado, pelos artistas Antônio Limones e seu filho Miguel Limones, a obra foi finalizada em agosto de 1960.
Em 06 de janeiro de 1964, numa festividade solene, os órgãos de tubos, construído pelo mestre alemão Gustavo Weissemrieder, foram inaugurados, recebendo o nome de Órgão Maestro João Antônio Romão.
Considerado um dos mais antigos templos religiosos da Diocese, a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso, sob o comando do Pároco Benedito Gil Claro e em cerimônia presidida pelo Bispo Dom Antônio Afonso de Miranda, foi elevada à categoria de Santuário Mariano Diocesano no dia 24 de junho de 1988.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Bom Sucesso possui uma fachada majestosa de frontão em estilo neoclássico, ornamentada com elegantes colunas dóricas e torres marchetadas com azulejo português do século XVII. O acesso a Igreja se dá através de três portas que lembram as virtudes teologais: Fé, Esperança e Caridade. A porta central apresenta a inscrição “Domus mea domus oriationis” e as portas laterais apresentam vitrais representando São Paulo e São Pedro. Em seu interior encontram-se à esquerda a Capela do Santíssimo e à direita o Imaculado Coração de Maria.
Na nave maior e central, localiza-se na parte alta o altar da Padroeira Nossa Senhora do Bom Sucesso, a frente de um grande retábulo em azulejo colonial português, realçando três nichos em alvenaria com as imagens de São José e São Joaquim e o teto central ornamentado com painel em invocação a Nossa Senhora Auxiliadora.
Todo o conjunto arquitetônico e artístico da Paróquia é coroado em seu teto de berço apresentando quatro claraboias com vitrais retratando importantes símbolos eucarísticos e painéis mostrando a Criação do Mundo, a Anunciação, a Crucificação e a Ressurreição.
A Igreja Matriz ainda possui no seu interior três jazigos, onde estão sepultados o fundador da cidade Cap. Antônio Bicudo Leme, Cônego Tobias da Costa Resende e Monsenhor João José de Azevedo, vigário que permaneceu a frente da Paróquia entre abril de 1924 e março de 1975, sendo a maior permanência na Igreja.
A Matriz se localiza na Rua Deputado Claro César, na região Central de Pindamonhangaba.
Disponível em: http://santuariomarianopinda.com.br/historia/. Acesso em: nov 2016.
Disponível em: http://www.efcj.sp.gov.br/index.php/roteiros-complementares/pindamonhangaba. Acesso em: nov. 2016.


Assuntos:
Capelas; Igrejas (Edifícios); Paróquias; Pindamonhangaba (SP); Santuários; São Paulo (Estado)

Título Secundárias: Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso; Santuário Mariano Diocesano Nossa Senhora do Bom Sucesso


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística