Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48660
Código de Localidade: 1500107
Município: Abaetetuba
Tipo de material: fotografia
Título: Rio Tocantins : Baía de Marajó : Abaetetuba, PA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1950
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Rio Tocantins, que atravessa os estados de Goiás, Tocantins, Pará e Maranhão, tem uma área de 803.200 quilômetros quadrados, sua extensão de 2.416 quilômetros.
O Rio nasce no Estado de Goiás, sobretudo, na divisa entre os municípios de Ouro verde de Goiás e Petrolina de Goiás. Sua foz está localizada no litoral do estado do Pará, no Golfão Amazônico, o qual é próximo à cidade de Belém. Seus principais afluentes são o Rio das Almas, Rio Cana Brava, Rio Santa Clara, Rio dos Patos, Rio Uru, Rio Tocantinzinho, Rio Sono, Rio Cacau, Rio Mupi e Rio Barra Grande.
Ele é muito utilizado para navegação fluvial, principalmente na época das cheias, entre as cidades de Belém, no Pará, e Lajeado, em Tocantins.
Nele estão instaladas grandes usinas hidrelétricas, sendo a principal a Usina Hidrelétrica de Tucuruí. Outras presentes no Rio são: Cana Brava, Serra da Mesa, São Salvador, Luiz Eduardo Magalhães e de Estreito.
Hoje, é considerado segundo maior Rio brasileiro dentre aqueles que têm suas águas totalmente em território nacional.
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/geografia/rio_tocantins.htm. Acesso em: dez. 2016.
A Baía de Marajó é, na verdade, a Foz em estuário do Rio Pará. A mesma é um dos componentes da Grande Foz do Rio Amazonas, em sua porção sul do litoral da Ilha de Marajó.
O Território separa o litoral continental do estado do Pará, no contato entre o delimitado litoral oceânico e o da Foz do Rio Pará, com a costa leste da Ilha de Marajó.
Suas águas são permanentemente turvas e com baixa salinidade, em razão do considerável volume de descarga de água doce, vindo desse Complexo Hidrográfico que envolve o braço sul do Amazonas e a Foz do Tocantins, formadores do Rio Pará.
Seu movimento de navegação é intenso, e abrange a Praia de Mosqueiro, balneário frequentado pela população de Belém.
Disponível em: http://www.portalamazonia.com.br/amazoniadeaz/interna.php?id=28. Acesso em: dez. 2016.


Assuntos:
Abaetetuba (PA); Baías; Pará; Rios


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística