Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 48305
Código de Localidade: 4202008
Município: Balneário Camboriú
Tipo de material: fotografia
Título: [Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso] : Balneário Camboriú, SC
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, atual Capela de Santo Amaro, é a única edificação de arquitetura colonial remanescente em Balneário Camboriú. A igreja é o principal símbolo do Bairro da Barra, que é o celeiro de nascimento da cidade, onde tudo começou entre 1800 e 1840, no Arraial do Bom Sucesso. Edificada em 1810, com pedra bruta e argamassa à base de óleo de baleia e suas telhas foram moldadas de forma artesanal, nas coxas dos escravos. Em estilo português, é a primeira igreja da cidade e exibe em seu interior as imagens dos santos padroeiros, Santo Amaro e de Nossa Senhora do Bom Sucesso, doadas pela Família Real Portuguesa, no século XIX. Segundo a tradição oral, o “sino da freguesia”, na torre da igreja teria rachado no dia da abolição da escravatura, de tanto ser tocado.
A Capela de Santo Amaro traz as linhas peculiares que marcaram as edificações catarinenses. A tinta descascada das paredes posteriores deixa à mostra as pedras empilhadas, utilizadas pelos construtores da época para a sustentação das paredes. Uma nave única abriga a capela-mor e o coro.
Disponível em: http://www.balneariocamboriu.sc.gov.br/imprensa/noticia.cfm?codigo=12512. Acesso em: out. 2016.
Disponível em: file:///C:/Users/cintia.s.estagiaria/Downloads/revista.pdf. Acesso em: out. 2016.
Disponível em: http://www.iateclubecamboriu.com.br/site/turismo/balneario-camboriu/pontos-turisticos/capela-santo-amaro/. Acesso em: out. 2016.
Disponível em: https://goo.gl/6dfSQl. Acesso em: out. 2016.
Disponível em: http://www.fcc.sc.gov.br/patrimoniocultural/pagina/4349/balneario-camboriu. Acesso em: out. 2016.


Assuntos:
Balneário Camboriú (SC); Capelas; Igrejas (Edifícios); Santa Catarina

Título Secundárias: Capela Santo Amaro; Igreja da Barra; Igreja Matriz Nossa Senhora do Bonsucesso


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística