Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 47422
Código de Localidade: 2513703
Município: Santa Rita
Tipo de material: fotografia
Título: Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro : Santa Rita, PB
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Capela de N. S. do Perpétuo Socorro, e também a Capela de Nossa Senhora da Batalha, foram erguidas pelos habitantes do povoado de Cruz do Espírito Santo, em homenagem ao Capitão Francisco Rabelo, que matou o então governador holandês, em batalha ocorrida contra as forças holandesas, na qual os paraibanos nativos saíram vencedores. Foi um verdadeiro milagre tendo em vista a superioridade do exército holandês. Ambas capelas, ainda atualmente existentes, são relíquias vivas da História da Paraíba e do Brasil no século XVII. A história cita ainda que a ação guerrilheira do Capitão “Rabelinho” fez-se sentir negativamente, com o aumento da repressão da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais na região da Várzea do Paraíba naqueles tempos. Em síntese a história de ontem e de hoje menciona que a povoação constitui-se na cidade de Cruz do Espírito Santo/Paraíba, cuja emancipação política ocorreu em 7 de Março de 1896. E Francisco Rabelo, o Capitão “Rebelinho” faleceu em combate, na ilha de Itaparica, em 1647, o que vale dizer que “com o seu exército de bravos, à margem setentrional do Paraíba”, caracterizando-se um verdadeiro milagre diante do grande número de soldados inimigos holandeses que lutavam para defender o sangue derramado de seu líder e chefe.
Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4240461. Acesso em: jul. 2016.
Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/logepa/article/download/10975/6160. Acesso em: jul. 2016.
Inscrição na foto: Secular Capela de N. S. do Perpétuo Socorro localizada às margens da estrada de acesso ao Município de Cruz do Espírito Santo.


Assuntos:
Capelas; Igrejas (Edifícios); Paraíba; Santa Rita (PB)

Título Secundárias: Capela de N. S. do Perpétuo Socorro


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística