Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46174
Código de Localidade: 3538709
Município: Piracicaba
Tipo de material: fotografia
Título: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz : Piracicaba, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Luiz Vicente de Souza Queiroz Nasceu em São Paulo e aos oito anos, foi enviado para a Europa em companhia de um irmão mais velho para receber uma educação elevada, como era costume na época. No Velho Continente, o jovem cursara as Escolas de Agricultura de Grignon, na França, e a de Zurique, na Suíça Alemã. Chegou em Piracicaba aos 24 anos por conta da morte do Barão de Limeira, que lhe deixou, entre outros bens, a Fazenda Engenho d’Água, localizada na cidade de Constituição, hoje denominada Piracicaba.
Em Piracicaba, instalou uma fábrica de tecidos aproveitando parte das águas do salto do Rio Piracicaba como potencial hidráulico para mover suas máquinas. A fazenda fornecendo o algodão e a fábrica produzindo tecidos, conseguiu apreciável fortuna.
Luiz de Queiroz desejava construir uma Escola Agrícola e em 1889, arrematou em hasta pública a propriedade pertencente a João Florêncio da Rocha, conhecida como Fazenda São João da Montanha, medindo 319 hectares e distante três quilômetros da cidade. Tendo vantajosa e pitoresca localização, com terras de excelente qualidade, e sendo banhada e contornada por dois mananciais de água, o Rio Piracicaba e o Ribeirão Piracicamirim, a propriedade reunia boas condições para a prosperidade das culturas e o fim colimado.
Somente em 3 de junho de 1901, após 3 anos de seu falecimento, que surgiu em terras que doara ao governo do Estado de São Paulo para instalação de uma escola de ensino agrícola, a Escola Agrícola Prática São João da Montanha.
Entre 1901 e 1934, a instituição fez parte da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo. A partir de então passou a integrar a Universidade de São Paulo (USP), sendo uma das suas unidades fundadoras, já com a denominação que recebeu em 1931, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), em homenagem ao seu idealizador.
Localizada em Piracicaba, a 160 km de São Paulo, a ESALQ está instalada em um dos mais belos campi universitários do País, com jardins, parques e prédios históricos, tombados como Patrimônio Público Estadual, e moderna infraestrutura para atividades acadêmicas e científicas. Está situada em uma área de 3.825,4 hectares, denominada Campus Luiz de Queiroz, correspondente a 48,85% da área total da USP e que compreende as 4 estações experimentais - Anhembi, Anhumas, Itatinga e Fazenda Areão (Piracicaba, SP) onde se encontra a ESALQTec - Incubadora Tecnológica.
A ESALQ é uma instituição pública, que recebe diariamente cerca de 2.000 estudantes de graduação e 1.000 pós-graduandos, além de pós-doutores, jovens pesquisadores e participantes de cursos de pós-graduação lato sensu. Considerada um centro de excelência, oferece 7 cursos de graduação e 15 programas de pós-graduação (PPG), sendo um internacional, além de 2 interunidades e 1 interinstitucional, que se utilizam de seus 12 departamentos.
Disponível em: http://www4.esalq.usp.br/institucional/historico. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Agricultura; Piracicaba (SP); São Paulo (Estado); Universidades e faculdades

Título Secundárias: ESALQ; Escola Agrícola Prática São João da Montanha


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística