Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46169
Código de Localidade: 3538709
Município: Piracicaba
Tipo de material: fotografia
Título: Parque do Mirante : Salto do Rio Piracicaba : Piracicaba, SP
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Ainda no século XIX o Barão de Rezende mandou construir um mirante para o Salto em suas terras, o qual foi remodelado com mais um pavimento, entre 1906 e 1907, por Carlos Zanotta. Entre as décadas de 1910 e 1930 os piracicabanos passaram a frequentar o local para realização de piqueniques e para caminhadas ao longo dos passeios à direita, até ao canal.
A inauguração do novo Parque do Mirante ocorreu na gestão do prefeito Salgot Castillon, no dia 1° de agosto de 1962, aniversário de Piracicaba, ainda em fase de conclusão. Nesta época, o logradouro foi ampliado a partir da desapropriação feita pela Prefeitura de uma grande área de terreno pertencente ao Engenho Central. Com projeto do engenheiro agrônomo Odilo Graner Mortatti foram então construídas centenas de metros de balaustrada e muros de arrimo e de pedra, fonte luminosa e pérgulas. Alamedas e caminhos foram pavimentados com lajes de concreto e a avenida de acesso ao parque foi asfaltada, sendo suas calçadas pavimentadas em mosaico português. O bosque foi totalmente recuperado, com plantio de novas árvores, ajardinamento, construção de plataformas e do mirante. Em 1978, ao lado direito da entrada principal, foi instalado um mural de mosaico, com 36m de comprimento e 4m de largura de autoria da artista plástica Clemência Pizzigatti e um grupo de artistas plásticos e alunos de Escolas Estaduais de Piracicaba
Disponível em: http://ipplap.com.br/site/wp-content/uploads/2015/08/TRACOS-E-CORES-ATUAIS-site.pdf. Acesso em: mar. 2016.
O Rio Piracicaba foi utilizado como rota fluvial de acesso ao Mato Grosso e Paraná no século XVIII e ao longo dos séculos XIX e XX, o rio foi utilizado como rota de navegação de pequenos vapores e como fonte de abastecimento para engenhos e fazendas de cana de açúcar e café.
O Rio Piracicaba atravessa uma das regiões mais antigas de ocupação do Estado de São Paulo e está firmemente situado na cultura da cidade de Piracicaba, que cresceu ao longo de suas margens. Nesta cidade, diversas festas populares são realizadas às margens do rio, a figura do pescador caipira ainda resiste e a música caipira típica daquela região imortalizou o rio na Rio de Lágrimas.
Por volta de 1960, o governo paulista decidiu reforçar o abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo e construiu diversas represas nas nascentes da bacia hidrográfica do Piracicaba, formando assim o Sistema Cantareira, maior responsável pelo abastecimento de água de São Paulo.
A bacia hidrográfica do rio Piracicaba estende-se por uma área de 12.531 km², situada no sudeste do Estado de São Paulo e extremo sul de Minas Gerais.
O Rio Piracicaba nasce da junção dos rios Atibaia e Jaguari, no município de Americana. Após atravessar a cidade de Piracicaba, recebe as águas de seu principal afluente, o Rio Corumbataí. O rio Piracicaba percorre 250 km de sua formação até a sua foz no Rio Tietê entre os municípios de Santa Maria da Serra e Barra Bonita.
O Piracicaba possui diversos meandros, que são a origem do nome do rio, que em tupi significa “lugar onde o peixe para”.
A bacia hidrográfica do rio Piracicaba localiza-se numa das regiões mais desenvolvidas do estado de São Paulo, abrangendo importantes municípios como Bragança Paulista, Campinas, Limeira, Americana, Atibaia, Rio Claro, Santa Bárbara d´Oeste e Piracicaba.
Disponível em: http://www.aguasdomirante.com.br/historia-do-rio-piracicaba/. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Parques; Parques urbanos; Piracicaba (SP); Quedas d'água; Rios; São Paulo (Estado)


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página