Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 46012
Código de Localidade: 4318705
Município: São Leopoldo
Tipo de material: fotografia
Título: Quartel 19º Regimento de Infantaria : São Leopoldo, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Quartel, ao longo do tempo, já recebeu várias denominações, como: 3° Batalhão de Infantaria Pesado (1870), 3° Regimento de Infantaria (1888), 30ª/10° Regimento de Infantaria (1918), 8° Batalhão de Caçadores (1919), 19° Regimento de Infantaria (1949), 1°/19º Regimento de Infantaria (1964) e 19° Batalhão de Infantaria Motorizado (1972 – atualmente).
A História da Unidade teve início no século XVIII, quando em 1737 foi criado o Batalhão de Artilheiros Fuzileiros, na Província de Santa Catarina, em virtude das lutas em torno da Colônia de Sacramento. Em 1753, com o combate aos espanhóis no sul do País, o Batalhão começou uma trajetória de lutas que viria mais tarde a influir nos rumos dos acontecimentos e no desenrolar da história dos Estados sulistas do Brasil. Em 1772, com a nova organização do Exército, recebeu a denominação oficial de Regimento de Infantaria de Linha de Santa Catarina e Maranhão. Pode-se destacar a conquista do Forte dos Mosquitos, as Batalhas de São Borja, Ibirocaí, Carumbí, São Carlos e Taquarimbó. Em 1835, com a Revolução Farroupilha, o Presidente e Comandante das Forças Armadas de Santa Catarina, General Francisco José Soares de Andréa criou o Batalhão Provisório para combater os rebeldes, formado com muitos contingentes, incluindo o Regimento de Infantaria de Linha e denominado Batalhão Provisório da Serra, também conhecido como Batalhão da Serra. Nesta luta, o Batalhão aumentou seu efetivo com a dissolução de outras unidades. Integrando as forças do Barão de Caxias em 1842, contribuiu para a pacificação da província de São Paulo. Em 10 de janeiro de 1843, foi denominado 3° Batalhão de Fuzileiros, onde tomou parte da Batalha de Poncho Verde, sendo elogiado por Caxias pela coragem e por sua prodigiosa atuação nos campos de batalha. Inicialmente sediado no Estado de Santa Catarina, em dezembro de 1888 foi transferido para Porto Alegre e em junho de 1908 para a cidade de São Gabriel. Em 1922, foi transferido para São Leopoldo, com a denominação de 8º Batalhão de Caçadores, tendo suas atuais instalações inauguradas em 12 de novembro de 1922, por ordem do então Presidente da República, Epitácio Pessoa.
Ao longo de sua história, participou de inúmeros combates, dentre eles destacam-se: Guerra contra Oríbe e Rosas, Guerra contra Artigas, Guerra da Cisplatina, Guerra do Paraguai, Campanha de Canudos, Campanha do Contestado, Atuação contra a Coluna Prestes, Revolução de 1924, Revolução de 1930, Revolução de 1932.
O Batalhão foi a unidade do sul do país que mandou mais contingente para a Força Expedicionária Brasileira. Pelos serviços prestados, pelo então Presidente da República, recebeu em 1961 a Ordem do Mérito Militar e em 1962, pelo Ministro da Guerra, recebeu a aprovação do distintivo de bolso.
Recentemente, no período de janeiro a abril de 2012, o 19º BI Mtz, juntamente com tropas de outras Unidades da 6ª Divisão de Exército, compôs a Força Tarefa Voluntários da Pátria durante a operação de pacificação dos Complexos da Penha e do Alemão, na Cidade do Rio de Janeiro, integrando a Operação Arcanjo VI. Da mesma forma de dezembro de 2014 a fevereiro de 2015, o Batalhão participou da Operação São Francisco V, Pacificação do Complexo da Maré, também na Cidade do Rio de Janeiro.
O Batalhão da Serra tem sua história integrada com a formação do Estado do Rio Grande do Sul, sempre cumprindo as missões constitucionais que lhes são destinadas seguindo o seu lema, denominado “Pronto!!!”.
Disponível em: http://www.19bimtz.eb.mil.br/index.php/informa/historico. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Policiais; Quartéis; Rio Grande do Sul; São Leopoldo (RS)

Título Secundárias: 19° Batalhão de Infantaria Motorizado; 19° Regimento de Infantaria; 1°/19º Regimento de Infantaria; 30ª/10° Regimento de Infantaria; 3° Batalhão de Infantaria Pesado; 3° Regimento de Infantaria; 8° Batalhão de Caçadores; Décimo Nono Batalhão de Infantaria Motorizado; Décimo Nono Regimento de Infantaria; Oitavo Batalhão de Caçadores; Primeiro/Décimo Nono Regimento de Infantaria; Terceiro Batalhão de Infantaria Pesado; Terceiro Regimento de Infantaria; Trigésima/Décimo Regimento de Infantaria


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística