Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45985
Código de Localidade: 4318705
Município: São Leopoldo
Tipo de material: fotografia
Título: [Praça Vinte de Setembro] : Monumento ao Sesquicentenário da Imigração Alemã : São Leopoldo, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A construção do Monumento ao Sesquicentenário da Imigração Alemã se deu por meio de um concurso, cujo vencedor foi o arquiteto Luis Carlos Pereira Rego Xavier, o mesmo que idealizou o Monumento e o nomeou em seu projeto como Gilt. Em sua obra, buscou na grandiosidade destacar o monumento por entre as árvores e prédios que compunham o local em que a obra seria erguida, a Praça Vinte de Setembro. Artisticamente usou de formas geométricas que permitiam ao espectador a mesma visão do monumento sob qualquer ângulo. De maneira geral, o
monumento se constitui da seguinte forma: o círculo maior transmite, de forma figurativa, uma evocação ao labor do imigrante; o terceiro elemento do componente vertical, formado pelos elementos circulares integrados no espaço e a uma altura máxima de treze metros, é o que comunica o simbolismo do conjunto e, em última análise, a integração do imigrante alemão. Os materiais utilizados foram chapa de ferro recortada, retalhos e barras de ferro soldados. Na etapa dos materiais, houve a ajuda do arquiteto Vasco Prado, que ficou encarregado pela escultura metálica em ferro vazado com aspectos alegóricos da colonização alemã.
A inauguração do Monumento ao Sesquicentenário da Imigração Alemã aconteceu em 21 de dezembro de 1974, às 10h da manhã. A comemoração do Sesquicentenário ocorreu entre os anos de 1974 e 1975. Na ocasião, houve presença do então Governador, Euclides Triches; primeiramente se ouviu o hino da República Federal da Alemanha e do Brasil, depois se seguiram os discursos de Rodolpho Englert, o então Prefeito Henrique da Costa Prieto e do Governador; e a benção do Pastor Diétrico Krause e do Padre Ruperto Jaeger.
Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:CxJNdPL5VOwJ:revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/download/18994/12053+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Monumentos; Praças; Rio Grande do Sul; São Leopoldo (RS)

Título Secundárias: Monumento do Sesquicentenário


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística