Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45834
Código de Localidade: 3306305
Município: Volta Redonda
Tipo de material: fotografia
Título: Escola Técnica Pandiá Calógeras : Volta Redonda, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A partir da necessidade de mão-de-obra qualificada e técnica para montagem e operação da Usina Presidente Vargas, foi criada a Escola Profissional da Companhia Siderúrgica Nacional, inaugurada em 19 de Abril de 1944, em Volta Redonda. Inicialmente eram ministrados os cursos de Adaptação aos Trabalhos da Usina, Monotécnicos Rápidos e Pré-Profissionais.
Inicialmente os cursos eram ministrados em um barracão improvisado no interior da usina, às margens do Rio Brandão, no Bairro Jardim Paraíba.
Em 1947, transfere-se para o prédio definitivo na Rua 62 nº 90, no Bairro Sessenta e em 1952, passou a ministrar Cursos de Aprendizagem Industrial, em decorrência de acordo com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, firmado em 1951.
Em 1953, pelo Decreto 37.466, de 10/06/55, seu nome foi alterado para Escola Industrial Pandiá Calógeras e em 1958 foram implantados os Cursos Industriais Básicos, ministrados até 1978, com equivalência à segunda fase do 1º Grau, antigo Ginásio Industrial.
A instalação dos Cursos Técnicos Industriais ocorreu em 1956, quando passou a denominar-se Escola Técnica Pandiá Calógeras, pelo Decreto 38.776, de 27/02/56.
Em 1985, celebra convênio com a Prefeitura Municipal de Volta Redonda, cabendo a esta ministrar os conteúdos de Educação Geral, em nível de 1º Grau e em 1986, firma acordo com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, cabendo a esta ministrar os conteúdos de Educação Geral, em nível de 2º Grau.
A partir de 1989, a Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC) volta a ministrar, além dos conteúdos profissionalizantes, os de Educação Geral, em razão das rescisões dos convênios.
Nos anos 90 passou a ser mantida pela Fundação General Edmundo Macedo Soares e Silva (FUGEMSS), instituída pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e com a adoção do controle pela Qualidade Total (TQC), é elaborado e implantado o Projeto Educação para a Qualidade. Com a privatização da CSN, a siderúrgica deu continuidade ao projeto educacional operacionalizado pela ETPC.
Em 1996 a ETPC foi a 1ª Escola da América Latina a obter a certificação pela Norma ISO 9002/94 pela ABS (American Bureau of Shipping).
Em 1998, a mantenedora da ETPC altera sua denominação de Fundação General Edmundo Macedo Soares e Silva (FUGEMSS) para Fundação CSN para o Desenvolvimento Social e a Construção da Cidadania.
A partir de 1999, com as mudanças do cenário nacional, com a reestruturação da CSN, com a implantação de outras empresas de grande porte na Região do Médio Paraíba, com as inovações trazidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e com as perspectivas do mercado nas áreas de Automação e Telecomunicações, redefine-se a necessidade de profissionalização, exigindo da ETPC abertura para o mercado em geral.
Como a preparação para profissões técnicas, de acordo com a nova Lei do Ensino, a ETPC passou a ministrar o Ensino Médio em concomitância com a Educação Profissional Técnica.
Outra mudança deu-se na definição das especialidades dos cursos, onde a ETPC ampliou seu foco visando a demanda de multi-especialização do pólo industrial metalmecânico e automobilístico, passando a atender, além das áreas de Metalurgia, Química, Mecânica, Eletrônica e Eletromecânica, a área de Telecomunicações.
Em 2008 passou a administrar o Centro Integrado de Treinamento em Segurança da CSN, criado em parceria com a Sumitomo Metals e CSN com capacidade para treinar 10 mil profissionais por ano, de forma a perceber situações de risco típicas do processo industrial.
Em 2009, retoma o curso de Administração com foco no ENEM e vestibular.
EM 2011, retoma o curso de Mecânica.
Em 2012 implantou o curso de Petróleo e Gás para atender às exigências mercadológicas.
Disponível em: http://www.etpc.com.br/historia. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Edifícios escolares; Escolas; Escolas técnicas; Rio de Janeiro (Estado); Volta Redonda (RJ)

Título Secundárias: Escola Profissional da Companhia Siderúrgica Nacional


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística