Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45549
Código de Localidade: 3302502
Município: Magé
Tipo de material: fotografia
Título: Pico do Dedo de Deus : Magé, RJ
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [1980]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
O Pico do Dedo de Deus é uma montanha cujo cume atinge 1.692 metros de altitude e seu contorno se assemelha à imagem de uma mão apontando o dedo indicador para o céu. É um dos mais famosos monumentos geológicos do Rio de Janeiro e o mais famoso do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, local onde está localizada esta montanha. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma unidade de conservação situada no maciço da Serra, abrangendo os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim, com uma área de 20.030 hectares. Estando no pico da montanha Dedo de Deus, em dias claros, é possível avistar a cidade do Rio de Janeiro; além disso, ela é um símbolo do Estado do Rio de Janeiro, figurando na bandeira e no brasão do Estado.
Apesar de diversas montanhas terem sido escaladas em data anterior, é a conquista do Dedo de Deus que é considerada o marco do Montanhismo no Brasil, pelo alcance do feito e influência que causou. A conquista de sua escalada ocorreu em 1912 por cinco jovens teresopolitanos. No início do século XX, diversos alpinistas estrangeiros haviam tentado sem sucesso chegar ao cume desta montanha e, ao saber da notícia, o ferreiro pernambucano José Texeira Guimarães, radicado em Teresópolis, lançou a ideia da conquista. Juntaram-se a ele, Raul Carneiro, os irmãos Acácio, Alexandre e Américo Oliveira, todos também de Teresópolis. Algumas incursões para reconhecimento do local teriam sido feitas pelo grupo, mas a investida que resultaria na conquista teve início na manhã de 6 de abril de 1912, sendo consumido um dia inteiro na caminhada de aproximação e montagem do acampamento-base. Enfrentaram diversos obstáculos, como chuvas, paredões verticais com grandes fissuras que tornavam o desafio mais complexo e perigoso, até que, às 17 horas do dia 9 de Abril de 1912, o Pico do Dedo de Deus foi conquistado pelo grupo.
Às 10:00 horas do dia 10 de Abril, após hastearem a bandeira nacional no pico, os escaladores iniciaram a descida. Ao chegarem, foram recebidos como heróis e a conquista foi notificada com grande destaque por toda a Imprensa.
Disponível em: http://jp-lugaresfantasticos.blogspot.com.br/2012/08/serra-dos-orgaos-e-pico-dedo-de-deus.html. Acesso em: jan. 2016.
Disponível em: http://www.visiteteresopolis.com.br/atrativos-turisticos-teresopolis/dedo-de-deus-teresopolis. Acesso em: jan. 2016.
Disponível em: http://www.semanademontanhismo.com.br/100anos/a-conquista-do-dedo-de-deus. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Magé (RJ); Montanhas; Monumentos naturais; Rio de Janeiro (Estado)

Título Secundárias: Dedo de Deus


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página