Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45460
Código de Localidade: 3122306
Município: Divinópolis
Tipo de material: fotografia
Título: Rio Itapecerica : Divinópolis, MG
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O município de Divinópolis deve sua existência ao Rio Itapecerica, que no período colonial serviu de passagem aos forasteiros que se aventuravam através dos sertões brasileiros.
A Cachoeira Grande, como era conhecida a passagem d’água no bairro Niterói, favorecia a travessia de forasteiros e tropeiros, que iam ganhar a vida ao explorar novos caminhos mata adentro.
Graças à sua localização estratégica, a região ficou conhecida e aos poucos foi habitada.
Como um ponto de passagem e de pousada para aqueles que arriscavam a vida nos sertões, o arraial foi se formando próximo ao rio e, desde então, deu origem a Divinópolis. Hoje o rio é uma importante fonte de vida para pelo menos três cidades: Itapecerica, Divinópolis e Conceição do Pará.
O Rio Itapecerica é a principal fonte de vida na história da cidade e atualmente é responsável pelo abastecimento de cerca de 80% de toda a população.
Sua nascente está no município de Itapecerica, no Morro do Calado. O primeiro nome que ele recebe é Rio Vermelho e na junção entre os rios Gama e Santo Antônio, passa a ser conhecido como Rio Itapecerica. Em Divinópolis ele percorre um perímetro de 29 quilômetros em área urbana e rural. Seus principais afluentes na Cidade do Divino são: Ribeirão Boa Vista, Córrego Buriti, Córrego do Paiol, Córrego do Neném e Córrego Catalão.
O Rio Itapecerica é característico de cerrado. Portanto, sofre cheias e secas naturais de acordo com a estação do ano. Sua fauna e flora também são bastante peculiares deste bioma. É comum perceber dentro do perímetro urbano alguns animais e plantas que já se habituaram ao funcionamento da cidade.
Disponível em: http://www.g37.com.br/colunistas.asp?c=padrao&modulo=conteudo&url=019342&ss=7. Acesso em: jan. 2016.
Disponível em: http://www.g37.com.br/. Acesso em: jan. 2016.


Assuntos:
Divinópolis (MG); Minas Gerais; Rios


© 2018 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística