Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45321
Código de Localidade: 1506807
Município: Santarém
Tipo de material: fotografia
Título: Catedral de Nossa Senhora da Conceição : Santarém, PA
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Catedral de Nossa Senhora da Conceição, também denominada Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, tem sua história intensamente vinculada à cidade.
Em 22 de junho de 1661, o Padre João Felipe Bettendorff fundou a Aldeia de Nossa Senhora da Conceição dos Tapajós com a construção, de taipa, da Capela de Nossa Senhora da Conceição. A primeira Igreja foi edificada no Largo do Pelourinho, centro da Aldeia. Em 1698, outra Igreja foi erguida, em local próximo ao da Capela que ruíra, pelo missionário João Maria Gorsoni com a ajuda do Capitão Manoel da Motta de Siqueira. Em 1756, o governador da Província do Grão Pará e Maranhão, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, comandando uma missão em viagem para Iquitos, no Peru, fez uma parada em Santarém; acompanhava a missão o arquiteto italiano Antônio Landi que, visitando a Igreja, apresentou sugestões em relação à estrutura do templo que era localizado na Praça Rodrigues dos Santos. No ano de 1761, centenário da construção da Igreja e da fundação de Santarém, iniciou-se em um novo local a construção de uma nova Igreja Matriz com duas torres laterais, mais baixas do que as atuais, situada na Praça Monsenhor José Gregório, no centro da cidade. Em 25 de março de 1851, logo após o toque da Ave Maria, a torre esquerda desmoronou, a outra foi posta abaixo e construídos dois gigantes laterais para reforçar as abaladas paredes. Em 1876, a Matriz ameaçava, novamente, ruir. No dia 8 de maio de 1880, foi instalada no alto da Igreja a nova cruz de ferro, o altar-mor foi concluído no dia 17 de maio de 1880 e, somente no dia 24 de setembro de 1881, foi considerada concluída. Em 1895, foi executada a reforma do forro e vitrais nas janelas laterais e frontispício e, em 21 de junho 1965, foram iniciados os trabalhos de recuperação que incluíam a demolição das colunas, altares, etc. A última alteração foi a retirada do Altar-mor, que era feito de um mármore de tipo raro, fabricado e vindo da Europa.
O museu, que funciona ao lado da catedral e guarda muitas relíquias que ajudam a contar a história da Igreja, foi idealizado por Dom Lino Vombommel e inaugurado em 22 de junho de 2003; possui um acervo de aproximadamente mil peças, entre imagens, móveis, terços, mantos, quadros, e está aberto à visitação pública.
Na Catedral as pessoas se reuniam para fazer orações e comemorar as festas da padroeira da cidade e dos santos, era e ainda é muito frequentada, formando um centro social, cultural, econômico e religioso da cidade. Atualmente, se localiza na Praça Monsenhor José Gregório [Praça da Matriz], no centro de Santarém.
Disponível em: http://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2014/06/confira-historia-e-curiosidade-de-alguns-locais-de-santarem-pa.html. Acesso em: dez. 2015.
Disponível em: http://pedrodaveiga.blogspot.com.br/2010/09/igreja-de-nossa-senhora-da-conceicao.html. Acesso em: dez. 2015.


Assuntos:
Catedrais; Igrejas (Edifícios); Pará; Santarém (PA)

Título Secundárias: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição; Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Tapajós


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística