Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 45090
Código de Localidade: 4316907
Município: Santa Maria
Tipo de material: fotografia
Título: Batalhão Gomes Carneiro : Quartel do 7° Batalhão de Infantaria : Santa Maria, RS
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 cartão postal : color.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A origem do atual 7° Batalhão de Infantaria Blindado (7° BIB) remonta a 01 de agosto de 1631, com a criação do Terço (Novo) da Guarnição da Praça da Bahia, unidade formada para a defesa da Colônia contra os estrangeiros, principalmente os holandeses. Além de ser a Organização Militar (OM) com a origem mais antiga da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), o atual 7° BIB traz consigo o grande significado histórico de ser um dos sucessores do Terço Novo, o qual foi um dos embriões do Exército Brasileiro.
Das unidades formadoras do 7° BIB, destaca-se o 17° Batalhão de Caçadores (17° BC), que participou da vitoriosa Guerra da Tríplice Aliança contra o Paraguai, Campanha da Cordilheira e em Peribebuí. Ao final da guerra o 17°BC recebeu a importante missão de permanecer no Paraguai, fazendo parte da Força de Ocupação. Mais tarde, em 1894, durante a Revolução Federalista, o 17°BC destacou-se no episódio conhecido como o Cerco da Lapa (PR-16 Jan/11 Fev), de resistência aos revolucionários, onde glorificou-se o então Cel Ernesto Gomes Carneiro, hoje Patrono do 7°BIB . Na luta contra a Revolta do Contestado, ocorrida no Paraná e Santa Catarina, no período 1912/16, foi destaque o então 7°RI. Em 1924, participou da luta contra a Coluna Miguel Costa-Prestes. Em 1930, a favor da denominada Revolução de 30. Em 1932, contra a Revolução Constitucionalista de São Paulo. Em 1943, contribuiu com 98 homens para a formação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que cobriu-se de glória na Itália, durante a 2ª Guerra Mundial. Em 1946, por decreto do Presidente Eurico Gaspar Dutra, o 7° RI recebeu a Denominação Histórica de Regimento Gomes Carneiro em homenagem ao Comandante do então 17° BC no Cerco da Lapa, que lá tombou no cumprimento do dever. Em 1947, o Regimento Gomes Carneiro recebeu o respectivo Estandarte Histórico, cuja heráldica espelha a atuação e o sacrifício do Patrono na Lapa. Em 1964, ao eclodir o movimento Contra-Revolucionário, o 7° colocou-se ao lado das forças da lei e da ordem para a vitória da Revolução de 31 de Março. Em 1970, é transformado em 7° Batalhão de Infantaria (7° BI), continuando a honrar as tradições de seus antecessores. Dois anos depois, em 1972, passou a denominar-se 7° Batalhão de Infantaria Blindado, com o recebimento e incorporação das Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) tipo M 113.
Em 1988, o 7° BIB passou a ocupar suas novas e modernas instalações na região de Boi Morto, junto ao Campo de Instrução de Santa Maria. O "Antigo Quartel" hoje é sede do Comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada. Como homenagem ao desempenho do 17°BC na Guerra do Paraguai e no Cerco da Lapa, o 7° BIB conservou o 14 de maio como data de seu aniversário.
Em 2005, o 7º BIB foi transferido para a cidade de Santa Cruz do Sul, ocupando as instalações do antigo 8º Brigada de Infantaria Motorizada.
Disponível em: http://www.7bib.eb.mil.br/resumo-historico. A Acesso em: nov. 2015.


Assuntos:
Quartéis; Rio Grande do Sul; Santa Maria (RS)

Título Secundárias: 17° Batalhão de Caçadores; 17° BC; 6ª Brigada de Infantaria Blindada; 7° BIB


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística