ID: 42382
Código de Localidade: 3205309
Município: Vitória
Tipo de material: fotografia
Título: Porto de Vitória : Vitória, ES
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: A história portuária do Espírito Santo tem sua origem no crescimento da cultura cafeeira na Província do Espírito Santo que a partir de 1870, tornou saturado o Porto de Itapemirim. Como alternativa, foram previstos embarques em outro atracadouro, denominado Cais do Imperador, na parte sul da Ilha de Vitória. Em 28 de março de 1906, o governo federal autorizou à Companhia Porto de Vitória (CPV) a implantação de novas instalações no mesmo local, ficando a cargo da empresa C. H. Walker & Co. Ltd. a execução 1130 metros de cais. As obras, no entanto, foram interrompidas em 1914. A União encampou a concessão dada à CPV e transferiu-a ao governo estadual em 1924, tendo sido a construção do Porto retomada no início de 1925. Sua inauguração ocorreu em 03 de novembro de 1940, assinalando o começo do atual complexo portuário. Na década de 50 foram construídos os demais berços do Cais Comercial de Vitória. Na década de 60 foi construído o Pier de Tubarão e na década de 70 o Cais de Capuaba e os Portos de Barra do Riacho e Ubu. Por fim, na década de 80, foi construído o Porto de Praia Mole, constituindo-se, assim, no Complexo Portuário do Espírito Santo, um dos mais importantes do Brasil.
Disponível em: http://www.portodevitoria.com.br/site/OPorto/Hist%C3%B3ria/tabid/59/language/pt-BR/Default.aspx. Acesso em: maio 2014.


Assuntos: Cais; Espírito Santo (Estado); Portos; Vitória (ES)
Título Secundárias: Cais Comercial de Vitória; Cais de Capuaba; Cais do Imperador; Complexo Portuário do Espírito Santo; Pier de Tubarão; Porto de Ubu; Porto de Barra; Porto de Praia Mole; Porto de Riacho