Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 42058
Código de Localidade: 4106902
Município: Curitiba
Tipo de material: fotografia
Título: Praça Tiradentes : Catedral [Nossa Senhora da Luz dos Pinhais] : Curitiba, PR
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Praça Tiradentes é o local em que Curitiba tem datada sua criação oficial/política com a constituição da Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais em 29 de março de 1693. O destino foi escolhido após os pioneiros terem habitado inicialmente a região do Atuba (Vilinha ou Vila Velha). Dois obeliscos na Praça Tiradentes remetem ao fato. Um surgiu em comemoração aos 250 anos da fundação. O outro faz menção ao Marco Zero e demarca as distâncias para outros Estados e a cidade de Paranaguá. Ao longo da história foi conhecida como Largo da Matriz; ou Pátio da Matriz. Chegou a ser denominada Largo Dom Pedro II após visita da comitiva imperial em 1880. O nome atual veio com a Proclamação da República em 1889.
A Praça Tiradentes foi marcada por aglutinar eventos religiosos, políticos, e comerciais. Recebeu com festa os Voluntários da Pátria (1870), se tornou referência para movimentos operários. Abrigou um dos episódios mais inusitados da cidade, a Guerra do Pente, e foi também a casa do primeiro supermercado de Curitiba. E tem em sua extensão monumentos que homenageiam nomes como Tiradentes, Getúlio Vargas e Marechal Floriano Peixoto. Uma passarela de vidro possibilita que o transeunte observe o calçamento antigo da região. Localiza-se entre as Ruas Cruz Machado, do Rosário, Cândido Lopes e Barão do Serro Azul.
Disponível em: http://www.centrohistoricodecuritiba.com.br/praca-tiradentes/. Acesso em: fev. 2016.
A origem da Catedral Metropolitana de Curitiba remete a 1668, onde uma pequena igreja de pau a pique foi edificada no local, hoje Centro Histórico de Curitiba, com a denominação de Igreja de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais. Em 1693 instalou-se em suas dependências a Câmara Municipal, a fim de eleger as primeiras autoridades municipais. No dia 29 de março do mesmo ano foi oficializada a fundação da Vila de Nossa Senhora da Luz e do Bom Jesus dos Pinhais de Curitiba. Anos mais tarde essa pequena construção deu lugar a uma igreja maior, em pedra e barro, cuja conclusão ocorreu em 1721. Esta por sua vez foi demolida entre os anos de 1875 e 1880, para finalmente ser edificada a atual catedral, cujos trabalhos ocorreram entre 1876 e 1893. Em 1894, a igreja recebeu o título de Catedral. Cem anos mais tarde, em 7 de junho de 1993, a Catedral foi elevada ao grau de Basílica Menor, em reverência à Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, a santa padroeira da capital paranaense.
Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/de-capela-a-basilica-7erqniorf5cazs4v86dza9qa6. Acesso em: fev. 2016.


Assuntos:
Catedrais; Curitiba (PR); Igrejas (Edifícios); Paraná; Praças

Título Secundárias: Câmara Municipal; Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais; Catedral Metropolitana de Curitiba; Igreja de Nossa Senhora da Luz e Bom Jesus dos Pinhais; Largo da Matriz; Largo Dom Pedro II; Pátio da Matriz


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística