Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 41604
Código de Localidade: 5300108
Município: Brasília
Tipo de material: fotografia
Título: Pista do Aeroporto [Vera Cruz] : Brasília, DF
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
Construído em 1955, o antigo Aeroporto de Vera Cruz localizava-se onde está situada, atualmente, a Estação Rodoferroviária de Brasília. Possuía uma pista de terra batida com 2,7 mil metros de comprimento e uma estação de passageiros improvisada em um barracão de pau-a-pique coberto com folhas de buriti. O nome Vera Cruz foi sugestão de José Pessoa, cuja expectativa era batizar com este mesmo nome a cidade de Brasília.
Essas instalações eram provisórias. A inauguração oficial do Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek - foi em 03 de maio de 1957. Neste ano, também foram inauguradas as instalações do destacamento da Base Aérea, que funcionou em parceria com o aeroporto.
É o terceiro em movimentação de passageiros e aeronaves do Brasil. Por sua localização estratégica, é considerado o ponto de conexão para destinos em todo o País.
Disponível em: http://www.ancab.com.br/associadas/56-aeroporto-internacional-de-brasilia-presidente-juscelino-kubitschek. Acesso em: mar. 2016.


Assuntos:
Aeroportos; Brasília (DF); Distrito Federal (Brasil)

Título Secundárias: Aeroporto de Vera Cruz; Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística