Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40854
Código de Localidade: 2611606
Município: Recife
Tipo de material: fotografia
Título: Palácio de Boa Vista : Recife, PE
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: [19--]
Descrição física: 1 fot. : p&b
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas: O Palácio da Boa Vista ou Schoonzit, em holandês, foi construído por Maurício de Nassau no Recife, em 1643. O Palácio era destinado ao seu repouso e lazer e estava localizado às margens do Rio Capibaribe, na Ilha de Antônio Vaz, atual Bairro de Santo Antônio. Virado para o poente, o Edifício possuía características de arquitetura portuguesa, com linhas horizontais predominantes, telhados baixos de quatro águas e pequenas janelas quadradas. A influência holandesa também se fazia notar nos quatro bastiões com telhados afunilados e na flecha do torreão com bandeira. Após a expulsão dos holandeses, ocorrida em 1654, a câmara do Senado de Olinda, doou o edifício aos religiosos carmelitas, que fundaram ali um Hospício com capela. Posteriormente, conseguindo mais terreno, construíram seu antigo Convento, aproveitando inclusive uma grande parte do Palácio da Boa Vista.
Disponível em: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar./index.php?option=com_content&view=article&id=639%3Apalacio-da-boa-vista&catid=50%3Aletra-p&Itemid=1. Acesso em: out. 2015.
Inscrição na foto: Torneão do Palácio da Boa Vista (construído por Maurício de Nassau).


Assuntos:
Edifícios históricos; Palácios; Pernambuco; Recife (PE)

Título Secundárias: Basílica e Convento Nossa Senhora do Carmo; Hospício; Schoonzit; Torneão do Palácio de Boa Vista


© 2019 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística