Aqui você pode realizar buscas no catálogo on-line, bem como fazer download de parte do nosso acervo. Além disso, disponibilizamos informações sobre a biblioteca, tais como histórico, serviços oferecidos, links relacionados, etc.

ID: 40705
Código de Localidade: 2800308
Município: Aracaju
Tipo de material: fotografia
Título: Avenida Ivo do Prado : Rio Sergipe : Ponte do Imperador : Aracaju (SE)
Local: [S. l.]
Editor: [s. n.]
Ano: 1971
Descrição física: 1 fot. : p&b.
Série: Acervo dos municípios brasileiros
Notas:
A Avenida Ivo do Prado foi uma das primeiras ruas que surgiram em Aracaju. Primeiramente nomeada como Rua do Tramanday, correspondia ao lado sul da rua principal, indo desde a Praia até a Praça do Palácio, atual Praça Fausto Cardoso. Com o passar do tempo o nome Tramanday desapareceu, e a Avenida passou a ser conhecida como Rua da Aurora, nome dado ao lado norte da rua principal que atualmente corresponde as Avenidas Rio Branco e Otoniel Dória. Na Avenida Ivo do Prado estão localizados importantes edificações de Aracaju que são tombadas ou declaradas de interesse cultural, tais como a Secretaria do Estado da Educação, antigo Atheneu Sergipense; o Prédio do Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (Cultart), antiga Faculdade de Direito; a Vila Carmem; o Palacete da Família Rollemberg; o Edifício Atalaia; e o Museu da Gente Sergipana, antigo Colégio Atheneu Dom Pedro II.
Disponível em: http://clientes.infonet.com.br/serigysite/ler.asp?id=12&titulo=Aracaju150anos. Acesso em: out. 2015.
Disponível em: http://aracaju.se.gov.br/userfiles/plano-diretor-vpreliminiar-jul2015/CAPITULO-IV-PATIMONIO-HISTORICO-E-CULTURAL.pdf. Acesso em: out. 2015.
Disponível em: https://goo.gl/vopRRJ. Acesso em: set. 2017.
O Rio Sergipe percorre aproximadamente 210 km, desde suas nascentes, em Nossa Senhora da Glória, até Aracaju, onde desagua no Oceano Atlântico. Seus principais afluentes pela margem esquerda são os Rios Pomonga, Parnamirim, Ganhamoroba e Cágado; e, pela margem direita, os Rios Poxim, Sal, Cotinguiba, Jacarecica, Morcego, Jacoca, Campanha, Lajes e Melancia. A Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe está constituída por 26 municípios, dentre os quais oito possuem a totalidade de suas terras inseridas nesta Bacia, enquanto que 18 municípios estão incluídos de forma parcial, entre eles a capital Aracaju. Dos municípios da região apenas Aracaju e Barra dos Coqueiros localizam-se junto ao mar, os demais ocupam os estuários e tabuleiros do interior.
Disponível em: http://www.semarh.se.gov.br/comitesbacias/modules/wfdownloads/visit.php?cid=1&lid=4. Acesso em: out. 2015.
Disponível em: hidroweb.ana.gov.br/cd4/se.doc. Acesso em: out. 2015.
Disponível em: https://goo.gl/vopRRJ. Acesso em: set. 2017.
A Ponte do Imperador foi construída em 1859, na administração do engenheiro Manuel da Cunha Galvão. Incialmente contruida em madeira, tinha o objetivo de recepcionar o Imperador do Brasil D. Pedro II na cidade, sendo um atracadouro para o vapor Apa, que conduzia Sua Majestada e sua comitiva. Em 1867, sob a presidência de José Pereira da Silva Moraes, a Ponte passou por uma reforma com o propósito de deixá-la com acabamento em ferro. Anos depois, em 1904, o presidente do Estado Josino Menezes encomenda a construção de uma ponte metálica através do engenheiro Heráclito de Faria Lima, por meio da Casa Henry Rogers Son&Co, da Inglaterra, a Ponte teve sua estrutura alterada com metal e vidro, vindos da Inglaterra, e um portal de castelo medieval. Em 1919, com novo pensamento urbanístico e com a preocupação de aproveitar sua velha estrutura, o construtor italiano Hugo Bozzi ganha o concurso para construção da Ponte, que agora contava com um aspecto de Monumento celebrativo ao Centenário de Emancipação Política de Sergipe. Em 1920 Bozzi reforma a Ponte, subistituindo o portal medieval por dois torreões em alvenaria encimados por duas escultura que representam índios, simbolizando a identidade cultural sergipana. Em 1923 pousaram em Aracaju os primeiros hidroaviões, que ultilizaram a Ponte como desembarcadouro e inauguraram os vôos para Sergipe. Atualmente denominada Ponte do Imperador, passou por diversas reformas assim como por mudanças de nome que iam de acordo com o regime político vigente, já sendo nomeada como Ponte do Governador, Ponte Metálica, Ponte do Presidente e Ponte do Desembarque. Tombada em nível estadual pelo Decreto nº 29.556/13.
Disponível em: http://aracaju.se.gov.br/userfiles/plano-diretor-vpreliminiar-jul2015/CAPITULO-IV-PATIMONIO-HISTORICO-E-CULTURAL.pdf. Acesso em: out. 2015.
Disponível em: http://vinicius-turismo.blogspot.com.br/2008/10/ponte-do-imperador.html. Acesso em: out. 2015.
Disponível em: https://goo.gl/vopRRJ. Acesso em: set. 2017.
Inscrição na foto: Ponte do Imperador, confluência das Avenidas Rio Branco e Ivo do Prado.


Assuntos:
Aracaju (SE); Rios; Ruas; Sergipe

Título Secundárias: Ponte do Desembarque; Ponte do Governador; Ponte do Imperador D. Pedro II; Ponte do Imperador Dom Pedro II; Ponte do Presidente; Ponte Metálica; Rua da Aurora; Rua do Tramanday


© 2024 IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
QRCode desta página